
Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira com mais de 40 anos tem hipertensão. E quando falamos em hipertensão logo aconselha-se a diminuir a quantidade sódio na alimentação, ele está presente no sal de cozinha, alimentos industrializados, temperos prontos, etc.
Mas além de evitar o sódio e seguir a risca o tratamento que seu médico recomendou, saiba que alguns alimentos podem ajudar no controle da pressão arterial.
Alguns deles são:
Amêndoas: as amêndoas, assim como a noz, são fontes de magnésio. O magnésio atua como vasodilatador, auxiliando no controle da pressão arterial.
Beterraba: ela é rica numa substância chamada nitrato, que é precursora do ácido nítrico. O ácido nítrico, por sua vez, é um potente vasodilatador natural.
Banana: a fruta é rica em potássio. Uma dieta rica em potássio ajuda na eliminação de sódio do organismo, o que ajuda na diminuição da pressão. Outros alimentos ricos em potássio são: salmão, abacate e batata.
Chocolate: os benefícios do chocolate no controle da hipertensão são mais uma vez mérito do cacau, por isso o ideal é consumir o chocolate com 50 a 85% de cacau, o conhecido chocolate amargo. Os flavonoides do cacau ajudam na formação de uma substância que relaxa os vasos sanguíneos.
Chá verde: o benefício da bebida também está relacionado aos polifenóis presentes nela. O ideal é que consuma 3 xícaras de chá verde por dia, e prepare-o com a erva. É importante que o consumo seja feito logo após o preparo, para um melhor aproveitamento dos polifenóis.
Iogurte: o iogurte, assim como o leite e demais derivados, são fontes de cálcio. O cálcio estimula a eliminação de sódio, atuando na diminuição da pressão sanguínea. Mas não se esqueça de escolher as opções com menor teor de gordura.
Clara de ovo: pesquisadores da Universidade Jilin, na China, descobriram que a clara de ovo é rica em um peptídeo capaz de inibir uma substância que contribui para o estreitamento dos vasos e aumenta a pressão.
Azeite: estudos comprovam que o consumo de ácidos graxos ômega 3, presentes no azeite, dificulta a contração dos vasos e facilita a dilatação dos mesmos.
Ervas (salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim): assim como o alho e a cebola, apesar de não conterem substâncias que diminuem a pressão, elas são excelentes substitutas dos temperos cheios de sódio muitas vezes utilizados no preparo dos alimentos.