Começou nesta terça (29/10), para os alunos da rede estadual, a participação no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) 2013, exame diagnóstico que avalia, anualmente, os estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. E para incentivar a participação deles, a Agente de Acompanhamento de Gestão Escolar Débora Antenor criou a campanha externa ‘Saerj, uma ideia inteligente. Eu curto e compartilho’.
A partir da iniciativa, foi montado um kit, com camisa, boné, lixeira para carro, ecobag, sacola/mochila e garrafas skize. Os brindes foram distribuídos para os alunos, pais e responsáveis e para as comunidades próximas às unidades escolares.
– Acredito que investir na consolidação da propaganda é essencial para conquistar espaço no imaginário do aluno. A divulgação eficiente é aquela que faz com que a nossa intenção seja presença constante no cotidiano escolar – disse Débora Antenor.
Entre as unidades participantes estão: CE Dulce Petri, EE Professora Sarah Faria Braz, CE Evangelina Porto da Motta, CE Professora Vera Lucia Tavares Romão, Ciep 228 – Darcy Vargas, Ciep 229 – Cândido Portinari, CE Guadalajara, Ciep 098 – Professora Hilda do Carmo Siqueira, CE Irineu Marinho, CE Marechal Rondon, CE República de Guiné Bissau e CE São Bento.
– O nosso objetivo é divulgar e conscientizar os responsáveis dos alunos sobre a importância da participação de seus filhos no Saerj. Sabemos que a avaliação já existia nas gestões anteriores, mas foi o atual secretário que trabalhou na conscientização da importância do exame como uma radiografia da Educação.
O objetivo do Saerj é acompanhar de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira ágil as dificuldades de aprendizagem. Os resultados apontam a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar, que serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com esse retrato, é possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da Educação Básica.
A avaliação é realizada anualmente pelos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 4º ano do Ensino Normal e pelos concluintes do Programa Autonomia.