Noticias

Projeto ‘A Saúde vai à feira’ será realizado em Itaperuna

 

 

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde realiza durante todo o mês de outubro ações nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), visando à prevenção do câncer de mama. Além dessas ações, será realizado no próximo sábado (19/10), o projeto “A Saúde vai à feira”, na feira livre que acontece na Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio), a partir das 9h.

Na oportunidade haverá orientações relativas à educação e prevenção em Saúde; consulta clínica; aferição de pressão; requisição de mamografia para mulheres acima de 40 anos, caso haja necessidade; dentre outros serviços.

A enfermeira Sandra Helena, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, falou sobre o projeto e explicou como as ações estão acontecendo no município. “A população feminina, na faixa etária de 40 anos em diante, que nos últimos dois anos não fez nenhum exame de mama ou preventivo, deve procurar uma unidade de Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, para que seja realizada a referida avaliação”, explica.

Assistência à mulher durante todo o ano

É importante ressaltar que em Itaperuna, a assistência à mulher acontece durante todo o ano. Este mês de outubro é mais um reforço, pois o assunto é debatido com mais frequência, principalmente nos veículos de comunicação. “Essas ações são uma espécie de ‘blitz’, onde nós procuramos os pacientes que não tem periodicidade de consultas, no que diz respeito a preventivos”, ressalta Gesiney Botelho, coordenador do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES).

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde prima por um modelo de reestrutura do setor, voltado a uma reforma administrativa e assistencial. A atual gestão está preocupada em recuperar as perdas que aconteceram recentemente, dirigindo todos os esforços para que o município tenha um padrão de excelência na área de Saúde.

‘A Saúde vai à feira’

Data: 19/10/13 (sábado)

Local: Av. Senador Francisco Sá Tinoco (Beira Rio) | Nas proximidades da ponte do ‘Claudão’

Horário: a partir das 9h