Na manhã deste domingo (27/10), policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental da Serra da Tiririca (UPAm Serra da Tiririca) apreenderam um balão de 5 metros e uma bandeira de aproximadamente 10 metros. Os policiais faziam patrulhamento na Estrada de Praçanã, em Praçanã, município de Rio Bonito, quando avistaram o balão em queda e seguiram em sua direção para resgatá-lo. Todo o material apreendido foi encaminhado para a 119ª Delegacia de Polícia (Rio Bonito). Ninguém foi preso. Porém, o Comando de Polícia Ambiental alerta sobre os perigos de incêndio e de exposição ao tráfego aéreo, sendo vedada a soltura de qualquer tipo de balão, com uso de fogo ou não – este último conhecido como “ecologicamente correto”. Além disso, ressalta que a respeito deste delito, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), em seu artigo 42, prevê uma pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente; e que o Código Penal, no artigo 261, que trata da exposição a perigo de aeronave, prevê uma pena de reclusão de dois a cinco anos.
UPAm DESENGANO:
Policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental do Desengano (UPAm Desengano), na manhã de domingo (27/10), realizaram patrulhamento de rotina no Km 73 da RJ 152, em Itaocara, interceptaram o Sr. Adeilson de Carvalho Gomes (43) que caminhava numa área de pastagem com um saco de lona nas costas. Ao abordá-lo, os policiais encontraram sob sua posse uma espingarda cal. 36, 09 cartuchos cal. 36, quatro cartuchos cal. 28, um frasco de balins de chumbo, um frasco de pólvora, seis projéteis de chumbo artesanal e um estojo de espoleta. O acusado foi encaminhado para a 155ª DP, em São Sebastião do Alto, e responderá segundo o artigo 14, do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), cuja pena é de reclusão de dois a quatro anos, e multa.
Neste domingo (27/10), policiais militares desta UPAm, apreenderam uma espingarda cal. 32 da marca “CBC”, um trabuco de fabricação caseira cal. 36 e oito cartuchos sem marca cal. 32, na Estrada Leitão da Cunha, no município de Trajano de Moraes. Ao realizar patrulhamento na região, os policiais identificaram um rancho de caçadores abandonado e, após vasculharem no local, encontraram o,ps referidos materiais, que foram encaminhados para a 157ª DP, no mesmo município, e apreendidos.
UPAm JUATINGA:
Na tarde deste domingo (27/10), policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental da Juatinga (UPAm Juatinga), após informações fornecidas pelo Disque-Denúncia, dirigiram-se à Rua Cosme Maricato, em Conceição do Jacareí, município de Mangaratiba, onde constataram um desmatamento em floresta nativa, em área de preservação permanente (APP). Ningúem foi preso. O caso foi encaminhado para a 165ª DP (Mangaratiba). A pena para quem comete este tipo de crime ambiental, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) é de detenção de um a três anos e multa, ou ambas as penas cumulativamente.
UPAm Itacoatiara
Policiais militares da UPAm Desengano, quando trafegavam na RJ 152, altura do KM 73 – avistaram um homem caminhando em um pasto na Fazenda Laranjais – Itaocara, onde ao abordá-lo, a equipe apreendeu, uma Espingarda cal. 36, cinco cartuchos cal. 28, quatro cartuchos cal.36, um frasco de pólvora, um frasco contendo balins, quatro estojos cal 36, um Estojo calibre indefinido, seis projéteis de chumbo de fabricação artesanal e um estojo contendo 10 Espoletas. Diante do exposto a guarnição procedeu a 155ª DP, onde a arma e os materiais ficam apreendidos e o acusado foi liberado, após pagamento de fiança.