
A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizou na madrugada desta terça-feira, 08 de outubro, mais uma etapa da Operação Roleta Russa, cujo objetivo é vistoriar a conservação, manutenção e documentação dos veículos de diversas empresas de ônibus do Rio de Janeiro. Desta vez, foram mais de 300 veículos fiscalizados, dos quais oito apresentaram irregularidades e um acabou sendo interditado.
Os agentes vistoriaram duas empresas de ônibus que ainda não tinham sido fiscalizadas na operação: a Transportes São Silvestre, em Santo Cristo, e a Viação Nossa Senhora de Lourdes, na Penha. Para isso, contaram com o apoio de policiais militares do 5º BPM (Gamboa) e 16º BPM (Olaria).
Na São Silvestre foram sete veículos que apresentaram irregularidades. Um deles foi interditado devido a um defeito no elevador para cadeirantes. Um dos ônibus, que estava prestes a sair para circular normalmente, teve de voltar à garagem para ser lavado devido ao forte odor de urina no seu interior. Os certificados de dedetização de quatro ônibus estavam com validade vencida, e outro veículo tinha alguns de seus bancos rasgados.
Na empresa Nossa Senhora de Lourdes, um ônibus apresentava mau funcionamento no elevador para cadeirantes, mas o veículo foi liberado para circular após o problema ser sanado, na presença dos fiscais.
A Operação Roleta Russa do Procon-RJ começou em abril deste ano. Desde então, os fiscais já vistoriaram cerca de 60 empresas no estado do Rio e interditaram mais de 700 ônibus.Asmultasaplicadas podem variar entre R$ 480 e R$ 7 milhões.
A operação não tem data para acabar e empresas reincidentes receberão multas ainda maiores.