A Secretaria do Ambiente, por meio do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), lançou nesta quinta-feira (17/10) a campanha Consumo Sustentável – Consumir sem Desperdício. Após fazerem um treinamento oferecido pela secretaria na última semana, os promotores e gerentes de unidades dos supermercados da rede Zona Sul vão estimular mudanças de atitude dos consumidores, orientando-os a escolher produtos cuja produção consuma menos energia e recursos naturais, e que possuam matriz limpa de produção e utilizem embalagens recicláveis.
A rede de supermercados tem 32 lojas e, a cada 15 dias, seis delas vão receber a campanha, que deve durar três meses. Para o secretário do Ambiente, Carlos Minc, muitas pessoas querem ter hábitos sustentáveis e ajudar o planeta, mas poucas conseguem acesso à informação. A cartilha, com 28 dicas sobre como reciclar óleo, pneus, e escolher um produto melhor, por exemplo, ajuda muito nessa tarefa.
– A gente quer massificar o consumo sustentável. Nós unimos o nosso conhecimento com o alcance dos mercados. Vamos sair do discurso para poucos e entrar na mudança dos padrões de consumo para milhões de pessoas – disse. De acordo com Minc, a ideia surgiu quando ele ainda estava no Ministério do Meio Ambiente.
Além de informar sobre o trabalho de reciclagem, a cartilha incentiva também o consumo de produtos orgânicos, cultivados sem fertilizantes químicos. Esses itens são mais saudáveis e prejudicam menos o meio ambiente, mas costumam ser mais caros que os demais. Gerente de operações da rede Zona Sul, Nádia Bulhões, acredita que é necessário dar muita informação para que o consumidor prefira o produto orgânico.
– A medida que a demanda cresce, a gente consegue oferecer um produto com preço mais acessível. Como não tem uma produção em larga escala, até porque não é esse o conceito, realmente ainda é um produto ainda mais caro. A gente tenta sempre manter os nossos colaboradores informados sobre os benefícios desses produtos porque eles passam isso para os clientes – afirmou Nádia.