Os veículos do Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio começam a ser vendidos nesta quarta-feira (23/10). O programa, que tem como objetivo reduzir a idade média dos veículos, prevê a substituição de 40 mil caminhões em cinco anos. Para participar, o dono do veículo entrega o caminhão antigo, que será comprado por uma empresa de reciclagem, e recebe em troca isenção de ICMS na compra de um novo produzido no estado. O lançamento do programa aconteceu na fábrica da Volkswagen, em Resende.
O governador Sérgio Cabral destacou que o ponto mais importante do programa e que o torna diferente de outros já realizados é a renovação da frota de caminhões. Hoje, 17, 21% da frota de caminhões do Rio de Janeiro tem mais de 20 anos, enquanto a média nacional é de 15%.
– A nossa meta é transformar o estado na unidade da federação com menor média de caminhões usados do país. Esse é um programa muito ousado do ponto de vista ambiental, além de aumentar consideravelmente a geração de empregos na região – disse o governador.