
A Secretaria do Estado de Proteção de Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, participou com equipe de fiscais em Duque de Caxias nesta terça-feira, 1º de outubro, da Força Tarefa Rio, organizada pela Agência Nacional de Petróleo(ANP). O objetivo da ação foi fiscalizar distribuidores e transportadores de gás.Duas empresas, localizadas no polo petroquímico de Campos Elíseos, foram vistoriadas. Ambas apresentaram irregularidades e acabaram sendo autuadas.
Além de representes da ANP, os fiscais do Procon-RJ atuaram na operação juntamente com integrantes do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e do Ministério Público Estadual (MPE).
Na Copagaz, os fiscais encontraram cinco botijões irregulares de gás de cozinha, entre vencidos e sem apresentar data de validade. Na Nacional Gás, os agentes identificaram três botijões nessas mesmas condições, além de mais três com conteúdo abaixo do registrado. A Nacional também possuía 44 botijões sem o panfleto informativo do cliente, que vem anexado na boca do recipiente.
A Força Tarefa Rio também fiscalizou, nas entradas das empresas, caminhões que transportam gás. Essa parte da operação contou com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).