
Eike Batista está no centro de um palco ao ar-condicionado construído especialmente em sua 22 mil acres-plus projeto do Porto do Açu, um óleo enorme e complexo de transporte de minério de ferro de cerca de 200 milhas ao norte do Rio de Janeiro. Ele está radiante, exibindo sinais de vitória. Ele tem em uma jaqueta de corrida laranja e cinza do tipo que usava como um piloto de lancha campeão duas décadas antes. Ela se choca mal com a gravata rosa brilhante e terno cinza risca de giz, mas ele não parece se importar, de fato, o alto conjunto serve apenas para destacar uma falsa marca de mão manchado de óleo através de esquerda bolso uma dica brega do casaco sobre o porquê ele é pediu a todos aqui.
É uma tarde de abril nublado em 2012, mas Batista está cheio de céus azuis e paisagens infinitas. Até o momento ele fundou cinco empresas de capital aberto e está prestes a lançar um sexto. Sua fortuna pessoal é estimada em 34.500 milhões dólares, a maior parte de suas empresas são geridas sob o guarda-chuva de uma holding tendo suas iniciais, o Grupo EBX. Aos 55 anos, ele é o homem mais rico do Brasil e oitavo do homem mais rico do mundo.
Com ele no palco é uma lista de elite política e empresarial do Brasil: Presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio Sérgio Cabral, eo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. O público de 400 inclui luminares das empresas estrangeiras, como a Kim Jung Rae, diretor da Hyundai Corp Batista co-diretor executivo reuniu-los para mostrar Açu, que prevê será o maior porto da América. Ele também quer compartilhar algumas boas notícias. Sua empresa de petróleo, OGX Petróleo e Gás, começou a produção em que ele descreve como uma “nova fronteira” de petróleo 37 milhas ao largo da costa brasileira. “Este é um momento histórico”, diz Batista. “É a primeira vez que uma empresa brasileira independente produziu petróleo offshore.”
HISTÓRIA: Eike Batista, o homem que perdeu US $ 25 bilhões em um ano
Em dias melhores, Batista correu lanchas, se casou com uma Playmate, e apoiado candidatura olímpica do Brasil
Isso Batista, novo para o negócio do petróleo, trouxe em poços jorrando com crude era o tipo de investidores o anúncio tinha vindo a esperar dele. Naquele momento, Batista encarna expansão econômica década do Brasil, e para os investidores internacionais que querem um pedaço do novo Brasil, ele não poderia fazer nada errado. Muitos desses investidores estavam americano BlackRock (. BLK ), maior gestora de dinheiro do mundo, tinha comprado milhões de ações da OGX Pimco (. ALV: GR ), gestor do maior fundo de bônus do mundo, de propriedade 576.000 mil dólares em títulos da OGX General Electric (. GE ) teve uma participação de 0,8 por cento na EBX avaliada em US $ 300 milhões. Brasileiros “deve estar muito orgulhoso” do que Batista e OGX tinha conseguido, disse Rousseff, que ostenta sua própria OGX jaqueta laranja no palco do Porto do Açu. “A OGX tem uma grande contribuição a dar na produção de petróleo offshore do Brasil”. Batista, em uma entrevista alguns dias depois, com investimento conferência anfitrião Michael Milken, em Beverly Hills, declarou a aparição de Rousseff em sua porta não é simplesmente uma pena em seu boné, mas também “um grande evento para o Brasil.”