O Detran inaugurou nesta quarta-feira (09/10) a Escola Pública de Trânsito (EPT), que tem o objetivo de aperfeiçoar e qualificar motoristas. Localizada na Avenida Mem de Sá, na Lapa, a nova instalação – que também abrigará o Centro de Formação de Condutores do Departamento – conta com oito salas de aulas e dois modernos simuladores de direção: um de ônibus e outro de automóvel, que simulam o trânsito convencional, a presença de passageiros e de obstáculos na pista, e ainda mimetizam intervenções climáticas, como neblina ou temporal.
O primeiro curso oferecido pela Escola Pública de Trânsito será o treinamento para habilitar 300 mulheres como motoristas de ônibus. Já aptas a dirigir carros, as condutoras começarão as aulas nos próximos dias. O projeto, fruto de acordo de cooperação técnica entre o Detran, a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio), o Conselho Regional do Sest/Senat e a Faetec, visa capacitar um total de 2 mil motoristas de ônibus por ano. Os alunos aprovados serão empregados em empresas vinculadas à própria Fetranspor.
A capacitação do curso de motoristas de ônibus se dará no simulador, em pistas de áreas do Sest/Senat e também nas salas de aula da EPT, para que seja efetuada a mudança da habilitação da categoria B (automóvel) para a D (ônibus). Após esta etapa, será ministrado o Curso Especializado de Transporte de Passageiros, obrigatório ao exercício da profissão de motorista do transporte coletivo.
– As mulheres são motoristas mais cautelosas, tranquilas e pacientes e, por isso, tiveram preferência no curso, porque queremos estimulá-las a ingressar nesta área. Esta é a primeira Escola de Trânsito Pública do Rio de Janeiro e terá capacidade para treinar 9 mil motoristas por ano – disse o presidente do Detran, Fernando Avelino.
Capacitação gratuita para motofretistas
Além do curso de motoristas, a nova unidade oferecerá capacitação gratuita para motofretistas, taxistas e motoristas de transporte escolar e de emergência. As informações sobre os cursos estarão disponíveis no site do www.detran.rj.gov.br.
– Todos os cursos serão gratuitos e estarão disponíveis à população. Basta que os candidatos atendam os requisitos mínimos para participar, como, por exemplo, possuir Carteira de Habilitação na validade e ter bons antecedentes. A escola pública está voltada para o exercício da cidadania no trânsito, o aperfeiçoamento dos condutores e tem o intuito de promover a inclusão social mediante a capacitação das pessoas com maior necessidade de cursos e de oportunidades – explicou a diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, destacou que a Escola Pública de Trânsito contribuirá para a construção de um trânsito mais humano no Rio de Janeiro.
– Todos queremos um trânsito mais respeitoso e humano. E a EPT é a porta de entrada para este novo momento, com a construção de um trânsito mais cidadão. Torço para que a iniciativa gere muitas oportunidades para os cariocas e os cidadãos fluminenses – afirmou o secretário.