Noticias

Inea cerca navio cargueiro que está encalhado na Baía de Guanabara com boias de contenção

No início da noite desta terça-feira (17/09), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio da Transpetro, fez um cerco com boias de contenção ao navio cargueiro Angra Star, que está encalhado na Baía de Guanabara há cerca de uma semana, na altura do armazém 33.

A Capitania dos Portos e a Polícia Militar manterão o local sob vigilância até a manhã desta esta quarta (18), quando serão iniciados os procedimentos para flutuação e desencalhe. Em seguida, será feito o transbordo de todo o óleo combustível, lubrificantes e resíduos oleosos da embarcação, da empresa Frota Oceânica e Amazônica S/A, que tinha prazo de 24h para retirar as substâncias do local.

O navio, utilizado para o transporte de contêineres e cargas secas, não corre o risco de afundar por estar em local de baixa profundidade. De acordo com o Inea, a embarcação teve peças roubadas, inclusive um equipamento usado na estabilidade do navio, o que provocou o afundamento parcial.

Procurada, a Frota Oceânica e Amazônica S/A informou que um dos diretores da empresa terá uma reunião na Capitania dos Portos esta noite para tratar do assunto.