Capacitação profissional para adultos de comunidades carentes que possuem algum tipo de deficiência. Esse é o objetivo do projeto Inclusão de Talentos, que tem a premissa de formar mão de obra qualificada no segmento de alimentação, criando possibilidades no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do programa de parcerias entre o RIOSOLIDARIO, Masan Alimentos e a Ong Entre Amigas.
O projeto oferece cursos de auxiliar de cozinha e lactarista, composto por aulas teóricas e práticas, tem a duração de três meses e é ministrado no centro de capacitação da Masan, na Ong Entre Amigas. Durante esse período, os alunos aprendem sobre segurança alimentar, manipulação dos alimentos, gerenciamento de resíduos, preparação de acompanhamentos, guarnições. Também recebem instruções para o manuseio de máquinas, equipamentos e utensílios.
Além do conhecimento técnico, os alunos também são orientados sobre as peculiaridades do dia a dia do mercado de trabalho. As oficinas são realizadas em conjunto com alunos sem deficiência e conta com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para aqueles que possuem deficiência auditiva.
Moradora da comunidade de Manguinhos, a ex-aluna Vanessa Reis é um exemplo de superação. Esforçada, a jovem de 26 anos é deficiente, não escuta e nem fala, mas isso nunca foi empecilho para trilhar seu caminho e brilhar na sua trajetória.
-Esse curso foi muito importante na minha vida. Eu pretendo evoluir na minha profissão e com isso mostrar pra sociedade que o surdo é tão capaz de exercer uma função quanto um ouvinte – declarou Vanessa que, depois de fazer os cursos, foi empregada pela Masan.
Mas vitórias de Vanessa vão além. Ela concilia a função de auxiliar de cozinha com a rotina de preparação física, treinos e competições de judô. Com cinco anos dedicados à modalidade, a (também) atleta possui um currículo extenso. Entre competições nacionais e internacionais, a judoca possui 60 medalhas, sendo 42 de ouro, 12 de prata e 6 de bronze. Por dois anos consecutivos, 2007 e 2008, Vanessa foi considerada a melhor atleta do ano pela Lijuerj, Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Hoje recebe o patrocínio da Masan.
Além do “Inclusão de Talentos”, a parceria entre RIOSOLIDARIO e a Masan mantém projetos do mesmo perfil que já capacitaram 773 alunos. Desse total, 351 já estão posicionados no mercado de trabalho. São programas voltados para moradores de comunidades pacificadas (projeto Quebrando Barreiras), capacitação de jovens que cumprem medida socioeducativa no Novo Degase (Sementes do Amanhã), além de capacitar e posicionar egressos do sistema prisional no mercado de trabalho. Este último recebeu o selo “Começar de Novo”, outorgado pelo Conselho Nacional de Justiça.