Policiais da 28ª DP (Campinho) e 41ª DP (Tanque) realizaram, na manhã desta quinta-feira, operação contra o tráfico de drogas das comunidades da Covanca e Bateau Mouche. A ação teve como objetivo cumprir 11 mandados de prisão contra criminosos que estão agindo na região. Seis mandados de prisão foram cumpridos, além de outros dois contra um homem, de outro inquérito em andamento.
De acordo com a delegada assistente da 28ª DP, Daniella Terra, os bandidos são do Lins de Vasconcelos, na Zona Norte, e estão tentando invadir as duas comunidades para controlarem o tráfico na região. “Em virtude da geografia do local, os criminosos montaram verdadeiros quartéis generais, como acampamentos, no meio da extensa mata. Eles contam com a colaboração de pessoas da comunidade, que levam comida e bateria de celular nesses lugares. É preciso ressaltar que quem é conivente com o tráfico, traficante é”, afirmou a delegada.
Durante a ação, Leonardo Santos Conceição, o “Semente”, apontado como o principal líder da quadrilha, foi preso. Dono de um estabelecimento comercial que passava informações para os traficantes, Jonildo Ferreira de Souza, o “Coroa”, também foi capturado.
Ao final da ação, Antônio Marcos Guimarães da Silva, o “Antoninho”, 19 anos, foi preso em Marechal Hermes, tentando fugir. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) que estavam apoiando a operação, em áreas onde os bandidos poderiam fugir, capturaram o criminoso. Durante as investigações, os agentes identificaram “Antoninho” como um dos traficantes que exibia armas de fogo em redes sociais.
Os outros presos: Jailton Estevão, o “Toni”, Jailson Machado de Aquino, “J”, Demario Miguel da Silva, o “DM”, e Taylon Valadão Lopes da Silva.