Noticias
OPOSIÇÃO PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE SUPOSTO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS
A oposição pediu apuração das denúncias, publicadas na revista Época, de que um esquema de corrupção na Petrobras teria abastecido políticos do PMDB e a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010. O PSDB na Câmara dos Deputados promete protocolar uma representação no Ministério Público Eleitoral pedindo investigações. O PPS, por sua vez, defende que o Ministério Público apure o caso. Se não houver ação do MP, o partido diz que vai acionar a Procuradoria Geral da República. As duas siglas se manifestaram por meio de nota.
O líder do PSDB na Casa, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que o partido também vai protocolar requerimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para convidar o engenheiro João Augusto Rezende Henriques, autor das declarações sobre o esquema à revista, e o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, para explicarem as denúncias.
“São denúncias graves, de desvio de recursos públicos para a campanha petista, e que precisam ser apuradas. O mínimo que se espera é que todos os envolvidos deem explicações convincentes”, diz Sampaio na nota.
Já o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), afirmou que seu partido vai acionar a Procuradoria Geral da República pedindo a abertura de inquérito caso o MP não investigue as acusações. “Esse episódio repete a cantilena dos tempos de Lula: irresponsabilidade, desordem e corrupção”, disse o deputado. Roberto Freire também defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os contratos da Petrobras.
Denúncias
A reportagem da revista afirma que os negócios se concentravam na diretoria internacional da Petrobras durante a gestão de Jorge Zelada. O repasse seria feito principalmente à bancada mineira do PMDB. É citado ainda que um negócio de R$ 1 bilhão envolvendo a empreiteira Odebrecht teria sido realizado mediante o pagamento de comissões ao PMDB e contribuição de US$ 8 milhões à campanha de Dilma à presidência.
Publicado em 11 de agosto de 2013 às 1:21