Destaques

Polícia Civil terá esquema especial durante a Jornada Mundial da Juventude

A Polícia Civil terá um esquema especial durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 22 e 28 de julho.  Em Guaratiba, bairro onde será realizada a  Santa Missa, haverá um posto avançado de atendimento aos peregrinos, instalado no Campus Fidei. Na Praia de Copacabana, palco da acolhida aos jovens e da Via Sacra, uma delegacia móvel estará em funcionamento.

Para melhor atender aos turistas de outros países, a Polícia Civil criou o Núcleo de Atendimento ao Turista Estrangeiro (NATE) que vai atuar em 16 delegacias do Estado. Agentes com fluência em inglês e espanhol vão trabalhar em unidades do Centro, Zona Norte, Sul e Oeste, São Gonçalo, Niterói, além das regiões Costa Verde, dos Lagos e Interior. O grupo foi capacitado pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT).

O objetivo do projeto é oferecer atendimento aos turistas em vários pontos do Estado. A atuação do NATE em cada delegacia vai variar de acordo com o local onde estiver ocorrendo eventos da JMJ ou maior concentração de peregrinos.

O efetivo da Polícia Civil será reforçado com mais 630 policiais, que vão reforçar  o posto avançado de Guaratiba  – uma projeção da 43ª DP (Guaratiba) – ficará responsável pelas ocorrências no interior do Campus Fidei. A unidade vai  funcionar a partir das 10h, do dia 26 (sexta-feira), até às 10h, do dia 29 (segunda-feira).  Serão dez terminais de atendimento, com um delegado, nove policiais, além de peritos papiloscopista e criminal.

Os casos que ocorrerem fora do Campus Fidei serão registrados na 43ª DP, que atuará como central de flagrantes nos dias 26,27, 28 e manhã do dia 29. As delegacias de  Campo Grande (35ª), Santa Cruz (36ª) e Recreio (42ª)  também poderão atender até às 22h.

A delegacia móvel ficará estacionada na Avenida Atlântica esquina com a Rua Belfort Roxo nos dias 23, 25 e 26 das 10h às 22h. Serão dez terminais de atendimento, com um delegado, nove policiais, além de peritos papiloscopista e criminal.

Os policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) estarão de prontidão, caso precisem ser acionados. O Núcleo de Apoio aos Grandes Eventos (NAGE) estará atuando durante todo o período.

A ação acontece até o dia 30 de julho em todo o Estado do Rio, especialmente nas áreas onde ocorrerão eventos voltados para JMJ.