Noticias

Governo do Rio divulga nota à imprensa sobre investigações sobre violência durante os protestos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou na tarde desta quinta feira a seguinte nota à imprensa:

 

Desde o dia 10 de junho, 62 pessoas já foram presas em flagrante por crimes como furto qualificado, formação de quadrilha e porte de explosivos, sendo 37 liberadas mediante pagamento fiança. Vinte e cinco menores também foram apreendidos.

Além das prisões em flagrantes, investigações da 5ª DP (Mem de Sá) identificaram em redes sociais e durante os protestos sete pessoas. Cinco delas foram autuadas por incitação à prática criminosa e duas por apologia ao crime, delitos de competência do Juizado Especial Criminal (Jecrim). Todos prestaram depoimento e foram liberados.

Desde o dia 19 de junho, a Polícia Civil pediu à Justiça a prisão temporária de oito pessoas envolvidas em atos de violência, mas apenas um foi concedido. Arthur dos Anjos Nunes foi indiciado e teve a prisão decretada por formação de quadrilha e dano ao patrimônio. Ele é considerado foragido.

Durante o último protesto, iniciado na noite da última quarta-feira (17/07), nove pessoas foram presas em flagrante. Todas elas autuadas por formação de quadrilha, sendo uma também por posse de artefato explosivo, que ficou presa. As outras oito pessoas pagaram fiança, conforme prevê a lei, e foram liberadas.
Segue o balanço:

Centro (10/06)
Presos em flagrante: 1 que pagou fiança ( por dano ao patrimônio público)
Centro (13/06)
Presos em flagrante: 1 (Jorge Luis Chaves, artefato explosivo)
Manifestação Maracanã (16/06)
Presos em flagrante: 1 (por posse ou emprego de artefato explosivo ou incendiário)
Alerj (17/06)
Presos em flagrante: 13 (10 pagaram fiança) (nove por formação de quadrilha, três por furto e uma por receptação)
Menores: 2
Niterói/São Gonçalo (18/06)
Presos em flagrante: 14 (todos pagaram fiança) (dano ao patrimônio particular e um por desacato)
Menores: 2
Prefeitura (20/06)
Presos em flagrante: 5 (Rodrigues Rosa dos Santos, 35 anos, Rafael Ferreira Batista, 18 anos, Jean Carlos de Oliveira, 18 anos, furto qualificado) (outro por posse ou emprego de artefato explosivo)
Menores: 3
Barra (21/06)
Presos em flagrante: 10 (Aleksandro Xavier da Conceição, de 26 anos, Alex Rosa da Conceição, 18, Matheus Teixeira de Aguiar, 18, Francisco de Assis Lemos da Silva, 19, Alexander Menezes de Carvalho, 19, Yuri de Melo Mota, 20, Romário da Silva dos Santos, 19, Jeferson Nilson Barbosa de Souza, 25 e William Costa Sobral, de 21 pelos crimes de por formação de quadrilha, furto, dano ao patrimônio e corrupção de menor) (Alex Sandro Araújo Caetano por roubo)
Menores: 13
Duque de Caxias (21/06)
Preso em flagrante: 1 (pagou fiança) (furto)
São João de Meriti (21/06)
Presos em flagrante: 1
Bangu (22/06)
Menores: 2
Centro (24/06)
Presos em flagrante: 2 que pagaram fiança (um por furto e outro por tentativa de lesão corporal)
Tijuca (30/06)
Presos em flagrante: 1 (tentativa de furto)
Centro (11/07)
Presos em flagrante: 3 por formação de quadrilha, lesão corporal, desobediência e corrupção de menores (Rodrigo Faria Barreto, Armando Herz de Faria e Francisco Iranildo Nunes Alves) – Eles foram liberados, na tarde desta sexta-feira, pela Justiça, para responder em liberdade.
Menores apreendidos: 2
Laranjeiras (11/07)
Menores apreendidos: 1
Leblon/Ipanema (17/07)
Presos em flagrante: 9 (todos por formação de quadrilha, sendo um também por posse de artefato explosivo). Oito pagaram fiança e Anderson de Oliveira Fernandes, autuado por formação de quadrilha e posse de artefato explosivo, ficou preso.
Total presos em flagrante desde o dia 10/06/2012: 62, sendo 37 liberados mediante pagamento de fiança
Total menores apreendidos desde o dia 10/06/2012: 25