Noticias

Fraudes na execução do Minha Casa Minha Vida é investigada pela Polícia Federal

Operação 1905 investiga fraudes na execução do Minha Casa Minha Vida 

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação ‘1905’, que investiga fraudes relacionadas à execução do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Brasília e Fortaleza, todos expedidos pela Justiça Federal.

De acordo com as investigações, um suposto “esquema” envolvendo instituições financeiras, correspondentes bancários, empresas de fachada e seus respectivos responsáveis estaria desviando recursos destinados à construção de casas populares em municípios com menos de 50 mil habitantes.

Há indícios de que ex-servidores do Ministério das Cidades, valendo-se do conhecimento adquirido e da suposta influência junto ao órgão, atuariam junto ao Programa prestando serviços inexistentes e, em alguns casos, recebendo uma espécie de “pedágio”, a partir da cobrança de empresas contratadas para a construção de unidades habitacionais que, segundo informações, jamais foram construídas.

De acordo com as investigações, as empresas investigadas atuavam, concomitantemente, na concessão e fiscalização da implementação das obras, na indicação das construtoras, medição das obras, liberação dos recursos, e construção das casas, ou seja, o grupo investigado atuava em todas as fases do Programa Minha Casa Minha Vida cumulando funções incompatíveis entre si.

São investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, estelionato, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, cujas penas podem atingir 32 anos de prisão.

A operação foi realizada após determinação do Ministro da Justiça, a partir da veiculação de denúncias na imprensa.