Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, 8 alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) localizada no Barreto, em Niterói, utilizaram tecnologia inovadora na construção de um barco desmontável movido à energia solar. A equipe conquistou o quinto lugar na competição Desafio Solar Brasil, que reuniu 12 times participantes, totalizando 200 alunos de universidades e escolas técnicas, em Búzios, na Região dos Lagos.
A ETE Henrique Lage participou com a equipe da ETEHL Náutica, coordenada pelo professor do curso Técnico de Máquinas Navais, Sérgio Lima.
– Desenvolvemos desde o preparo da embarcação até a forma correta de manipulação. Ela é toda desmontável. Fomos os pioneiros em fazer o barco com esta tecnologia em módulos. Ano passado, ficamos em terceiro e iremos continuar em busca do primeiro lugar. O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento tecnológico – disse o coordenador.
Para o aluno Lucas Jorand, de 18 anos, a competição é o primeiro passo para conquistar objetivos maiores, como o de acumular experiências para o ingresso na universidade.
– A competição com equipes formadas por universitários nos permite ganhar novos aprendizados com a experiência deles. Para quem pretende fazer engenharia como eu, percebo o quanto é necessário se esforçar para alcançar um objetivo – explicou Lucas.
Publicado em 30 de julho de 2013 às 10:10