Noticias

14 mil PMs trabalharão na segurança da JMJ

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresenta o esquema especial de policiamento para a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 22 e 28 de julho. Serão empregados 14 mil policiais por dia no patrulhamento em conjunto com órgãos de segurança dos governos estadual e federal.

A Praia de Copacabana receberá o maior efetivo. Serão 1.500 policiais por dia nos dois eventos que acontecem na orla. A PM terá o apoio de 30 torres de observação, com cinco policiais em cada, pelo menos 25 viaturas e mais de 20 motocicletas. Mais de 80 policiais farão patrulhamento à pé nas ruas de acesso à praia. Todas as unidades do Comando de Operações Especiais (COE) – Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Choque (BPCHq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM) -, unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), compostos pelo Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), Grupamento Especial de Policiamento Ferroviário (GPFer), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) serão empregados. Atiradores de elite estarão posicionados em pontos estratégicos e cães farejadores estarão a postos. O Centro de Comando e Controle da PM estará à disposição da população. Câmeras dos helicópteros da PM vão acompanhar a movimentação em tempo real. Equipes de mediação de conflitos e negociação estarão em diversos locais.

Na Zona Oeste, aproximadamente 1.000 policiais do BOPE, BPCHq, GAM e BAC, além do BPTur, RPMont, GEPE, GPFer, Coordenadoria de Policiamento Ambiental (CPAm) e unidades do 2º CPA vão atuar no policiamento, inclusive com equipes bilíngues. Em Guaratiba, onde será celebrada uma missa no Campus Fidei, dia 28, também vai receber o Centro de Comando e Controle da PM para monitoramento do público através de imagens das aeronaves. Do efetivo da Zona Oeste, 270 policiais vão ocupar as comunidades de Antares, Rola, Cesarão e Aço. Dois blindados e 14 viaturas vão apoiar o patrulhamento nesses locais.

Os terminais de transporte público (Central do Brasil, Barcas, Metrô, Rodoviária, Alvorada e Campo Grande), as estações de trem de Campo Grande e Santa Cruz e estações de BRTs de Santa Cruz e Notre Dame também receberão reforço. Todas as vias expressas e principais avenidas e ruas de acesso serão patrulhadas. Viaturas também ficarão baseadas em alguns trechos.

Todos os trajetos e paradas do Papa terão o acompanhamento de 400 policiais militares, incluindo equipes do BOPE, BPCHq e BAC. Dois helicópteros do GAM também vão monitorar. A Coordenadoria de Inteligência (CI) também estará presente.

Além dos 400 policiais acima citados, mais 400 vão patrulhar as ruas do Centro no dia 22. No Complexo de Manguinhos, 900 homens de diversos batalhões e do Comando de Polícia Pacificadora (CPP) vão acompanhar a visita à comunidade de Varginha, dia 25.

Principais pontos turísticos, praias e parques terão policiamento reforçado dia e noite, bem como hotéis que vão receber os peregrinos, a Cidade das Artes e os bairros de Deodoro e Santa Cruz. A PM também vai garantir a escolta de excursões de grandes grupos. O Aterro do Flamengo e a Praia de Botafogo também serão patrulhados pela Cavalaria da PM, além do policiamento já utilizado nos bairros. Os batalhões que compõem os sete Comandos de Policiamento de Área (CPA) serão responsáveis pelo policiamento nesses pontos.

A Polícia Militar recomenda a população que chegue com antecedência aos locais, priorizando o transporte público e redobrando a atenção com crianças, identificando-as. A PM também orienta a não utilizar recipientes de vidro e fogos de artifício.

Efetivo por local

• Copacabana – 1,5 mil policiais militares por dia de evento, 30 torres de observação, apoio de 25 viaturas e 20 motocicletas e 80 policiais nas ruas de acesso à orla;

• Zona Oeste – 1 mil policiais militares. A ocupação das comunidades de Antares, Rola, Cesarão e Aço será feita por 270 PMs. Apoio de dois blindados e 14 viaturas;

• Centro – 800 policiais militares;

• Manguinhos – 900 policiais militares;

• Deslocamentos e paradas do Papa Francisco pela cidade – 400 policiais militares e apoio de dois helicópteros.