Noticias

Rio tem esquema especial de trânstito e transportes para jogo entre Espanha e Taiti

 

Um esquema especial de trânsito e transportes foi montado hoje (20) pela prefeitura para o jogo entre Espanha e Taiti no Maracanã, pela segunda rodada da Copa das Confederações. O estacionamento nas principais vias do centro da cidade está proibido desde a meia-noite de ontem (19).O objetivo é reduzir o número de veículos particulares nas ruas, fazendo com que os torcedores usem o transporte público.

A operação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Transportes e de Ordem Pública, com apoio da Companhia de Engenharia e Tráfico, da Rio Eventos Especiais e da Guarda Municipal.

A prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã, já que está previsto o bloqueio em alguns pontos horas antes do jogo e, com isso, haverá alteração no itinerário. A proibição do estacionamento na região começou ontem, às 17h, e deve terminar às 20h. A faixa reversível da Rua Teixeira Soares (Radial Oeste) será cancelada. As 53 linhas de ônibus que circulam no entorno do Maracanã tiveram seu percurso mudado hoje, ao meio-dia, e deverão retomar o itinerário normal por volta das 20h. O objetivo é garantir o acesso aos pedestres.

O metrô funcionará com as transferências entre duas linhas no trecho compartilhado entre as estações Central e Botafogo. Os torcedores deverão escolher a estação em que vão tomar o metrô de acordo com o portão de entrada no estádio. Quem tem ingressos para os setores Azul (Portão A) e Amarelo (portões B e C) deve desembarcar na Estação Maracanã. A Estação de São Cristovão é indicada para os que estão com bilhetes para o Setor Verde (portões E e F). Aqueles que terão acesso ao estádio pelo Setor Vermelho (Portão D) devem usar a Estação São Francisco Xavier.

O MetrôRio recomenda que, na volta para casa, os torcedores usem a mesma estação da ida para garantir maior fluidez no trânsito. Desde o meio-dia, quem entra no metrô com entradas para o jogo não precisa pagar o bilhete. A gratuidade vale também para a volta, dentro de um prazo de duas horas após o fim da partida, para quem apresentar ingressos do jogo, nas estações São Francisco Xavier, São Cristovão e Maracanã.

Também está funcionando um serviço especial de ônibus para fazer a ligação dos aeroportos, da rodoviária e da Barra da Tijuca com estações do metrô para conexão rumo Maracanã. Os serviços especiais começaram  às 11h e vão até a hora do início do jogo, voltando a funcionar das 17h30 às 21h para retorno dos torcedores. Para quem optar pelo trem, a Supervia, concessionária que administra o serviço, informou que o desembarque deve ser feito na Estação São Cristovão – a Estação Maracanã permanece fechada.

O secretário de Ordem Pública, Alexandre Vieira da Costa, disse que os esquemas adotados hoje são flexíveis para atender a diversas situações. Segundo ele, as ações especiais serão mantidas para os próximos jogos no Maracanã.

“Temos problemas recorrentes, como estacionamentos irregulares e ambulantes ilegais vendendo suas mercadorias. E há também as manifestações, que estão ocorrendo quase todos os dias. As pessoas podem se manifestar pacificamente, sempre respeitando os limites de ordem pública da prefeitura. Trata-se de um trabalho integrado onde os órgãos se articulam para garantir o sucesso do evento”, disse Vieira.

A prefeitura foi determinou ainda feriado escolar em todos os estabelecimentos municipais de 13 bairros e ponto facubairros Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, da Praça da Bandeira e do Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. Os órgão municipais desses bairros, mais os localizados no Centro, também terão ponto facultativo, a partir das 14h.

Da Agência Brasil