Entretenimento

Mostra leva a São Paulo filmes portugueses produzidos entre 2000 e 2012

Focada na liberdade criativa e na diversidade da atual produção de cinema em Portugal, a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo chega a São Paulo com 12 longas e sete curtas-metragens, além de uma homenagem especial a Fernando Lopes, um dos grandes nomes do Cinema Novo português. Serão apresentados cinco longas-metragens do cineasta que morreu em maio de 2012, além de um documentário sobre sua vida e obra.

A mostra terá também um espaço para debates sobre o cinema português, com a participação dos cineastas Rita Azevedo Gomes e Marcelo Felix. “O objetivo da mostra é ser um espaço do cinema português no Brasil, dando a conhecer ou a rever uma seleção de filmes portugueses de grande qualidade, mas pouco exibidos no Brasil”, destacou o curador da mostra José Barahona.

Entre os filmes selecionados estão as primeiras obras que marcaram a história do cinema português recente, como Branca de Neve, de João César Monteiro; Filme do Desassossego, de João Botelho; O Fantasma, A Cara que Mereces, primeiro longa de Miguel Gomes.

A 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo ocorre na Caixa Cultural São Paulo, entre os dias 16 e 28 de julho.

 

Da Agência Brasil