Noticias

Mais de 400 ônibus foram interditados pelo Procon-RJ em apenas 10 dias

procon

 

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, por determinação da Secretaria Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon-RJ realizou na manhã desta segunda-feira (10/06), a décima etapa da Operação ‘Roleta Russa’ nas empresas Viação Algarve e Expresso Mangaratiba LTDA, ambas em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, 174 ônibus foram lacrados, estando impedidos de circular no estado até que as irregularidades sejam sanadas. Desde o início da operação, há exatamente um mês, a Seprocon/Procon-RJ já interditou 436 ônibus em todo o estado, com 53 empresas tendo sido vistoriadas.
A secretaria montou esta ação depois de diversas denúncias feitas pelo 151 (número telefônico em que atende às reclamações dos consumidores). Ao chegar aos endereços, os fiscais puderam constatar a falta de conservação e manutenção dos ônibus. Só na empresa Viação Algarve, 140 veículos foram interditados, o que representa quase toda a frota. A Algarve faz trajetos como Cosmo/Castelo, Sepetiba/Bangu e Urucânia/Carioca. Já na empresa Expresso Mangaratiba, 34 ônibus foram lacrados. A empresa faz a linha Caxias/Itaguaí.
Os ônibus apresentavam pneus carecas, para-brisas quebrados, rachadura nos vidros, farol queimado, falta de lanterna, falta de limpeza, bancos soltos e documentação atrasada. As empresas têm 15 dias para corrigirem as irregularidades. Se nada for feito, será estipulada multa que pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 480 a R$ 7,2 milhões).
– É lamentável que um mês depois do início da Operação Roleta Russa as empresas ainda não tenham se enquadrado nos requisitos mínimos de segurança e respeito ao consumidor – afirmou a secretária de Defesa e Proteção do Consumidor, Cidinha Campos.