Noticias

Estudantes da USP vencem competição internacional

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Airbus premiam hoje (17), com 30 mil euros e um curso, cinco estudantes da Universidade de São Paulo (USP), durante cerimônia em Paris, na França. Eles  venceram o prêmio Airbus Fly Your Ideas, uma competição mundial, com o projeto que apresenta um novo sistema de descarga para compartimentos de aviões.

Para desenvolver o projeto, os brasileiros montaram uma escala de tempo que é capaz de  reduzir a carga de trabalho dos carregadores de bagagem do aeroporto em até 30%. O projeto baseia-se na forma como se conta o tempo nos jogos de hóquei no gelo em três períodos – de 20 minutos cada, separados por dois intervalos de 15 minutos.

A equipe brasileira vitoriosa é formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis e Henrique Corazza. O segundo lugar da competição ficou com a equipe de estudantes da Austrália, do  Royal Melbourne Institute of Technology. Os australianos desenvolveram projeto para uso de um gás natural nas aeronaves.

O vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus, Charles Champion, elogiou a originalidade do projeto dos brasileiros. Segundo ele, pela proposta será possível reduzir em 30% o tempo para o recolhimento das bagagens. De acordo com a Unesco e a Airbus, a competição envolveu mais de 600 equipes de todo o mundo, que buscaram apresentar respostas aos desafios previstos para a aviação no século 21.

Os projetos foram avaliados por 60 especialistas da Airbus que observaram a qualidade, os benefícios ambientais e o nível de inovação das propostas. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a diversidade de ideias dos estudantes é uma “grande fonte de inspiração” e que a parceria com a Airbus é a busca de novos projetos na tentativa do transporte sustentável.

Além do prêmio em dinheiro, os estudantes brasileiros ganharam uma semana de aulas e  treinamentos oferecida pela Airbus. Ao final da competição, apenas cinco equipes foram selecionadas. O júri foi comandado por Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus.

 

Da Agência Brasil

Leia a reportagem na integra  da pagina UNESCOPRESS

Estudantes da Universidade de São Paulo, no Brasil ganha Airbus Fly Your Ideas competição global

Paris, 14 de junho de 2013. Uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo no Brasil têm reclamado o prêmio máximo de 30.000 € como vencedores do Airbus Fly Your Ideas 2013. Levar equipa ganhou com a sua proposta de bagagem carga e sistema de descarga para compartimentos de carga de avião para reduzir a carga de trabalho dos carregadores de bagagem do aeroporto com uma solução de almofada de ar inspirado por mesas de air hockey. Apoiado pela UNESCO, Airbus Fly Your Ideas é uma competição bienal que desafia os estudantes em todo o mundo para desenvolver idéias para uma indústria da aviação mais sustentável.

Os vencedores foram anunciados durante uma cerimônia exclusiva na sede da UNESCO em Paris em 14 de junho de 2013.

A equipe vencedora é composta por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado e Caio Reis, todo o projeto de estudar, e Henrique Corazza estudar na Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

O prêmio runner-up de € 15.000 foi para o Team Clima do Royal Melbourne Institute of Technology, na Austrália, para a sua proposta de desenvolver aeronaves alimentado por uma mistura de biometano produzido de forma sustentável liquefeito e gás natural liquefeito (Bio-LNG).

Esta terceira edição do concurso contou com mais de 600 equipes de todo o mundo apresentar uma proposta responder a um dos seis desafios previstos pela Airbus para a aviação no século 21. Mais de 60 Airbus assessores avaliou as apresentações de qualidade, benefícios ambientais e para o nível de inovação demonstrada pela equipe.

A final foi realizada no início desta semana na linha de montagem final do A380 em Toulouse, onde apenas cinco equipes restantes apresentaram seus conceitos disruptivos a um prestigiado júri liderado por Charles Champion, vice-presidente de Engenharia da Airbus Executivo. Equipe Levar convenceu o júri com uma apresentação poderosa que trouxe a sua ideia para a vida.

Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, disse: “A diversidade de idéias desses alunos é uma grande fonte de inspiração. Seu talento também serve para nos lembrar da necessidade urgente de formar mais engenheiros, para desenvolver as habilidades e competências necessárias para traduzir idéias em realidade e colocar a ciência em prática. Esta é a ambição da UNESCO e um dos objetivos desta parceria com a Airbus é inspirar ideias mais inovadoras para o nosso futuro, no transporte sustentável e ainda mais. ”

Charles Champion, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus e Fly Your Ideas Patrono, disse: “A resposta da equipe Levar a competição tem sido fantástico, com uma proposta verdadeiramente inovadora para uma solução de almofada de ar inspirado por tabelas de hóquei. Eles tomaram realmente um visão ampla de como melhorar a indústria de aviação como um todo, não se limitando as suas ideias para aeronave sozinho, mas também considerando as operações em terra e eles são merecedores vencedores. De acordo com os estudantes, os passageiros poderiam recolher a sua bagagem 30% mais rápido, começar as suas férias mais cedo, e manipuladores de bagagem seria colocado sob tensão menos físico. Esse tipo de idéia é fundamental para garantir a indústria da aviação continua a impulsionar para a frente para um futuro mais sustentável. ”

Além do prêmio em dinheiro os alunos agora ansiosos para recebê-especialistas da célula de inovação da Airbus em seu campus para uma semana de workshops e treinamentos ainda neste ano.

A equipe vencedora será no Le Bourget Airshow Paris na segunda-feira 17 de Junho às 15:00 na EADS Pavillon.