Noticias

Escolas ganham mais prazo para aderir a programa de formação de atletas olímpicos

 

As instituições de ensino que quiserem participar do Programa Atleta na Escola terão prazo maior para fazer sua adesão. O prazo, que terminaria no último dia 1º, foi prorrogado pelo Ministério da Educação e a adesão pode ser feita até o dia 14 próximo pelo portal do Simec. Para as secretarias de Educação, o prazo termina antes, no dia 10. As escolas que participarem do programa receberão recursos para organizar competições esportivas.

O programa foi lançado no início deste mês, com o objetivo de descobrir jovens talentosos nas escolas e transformá-los em atletas olímpicos. A meta é a participação de 5 milhões de estudantes de 12 a 17 anos em , de 20 mil escolas.

De acordo com publicação no Diário Oficial de terça-feira (4), cada escola receberá por projeto apresentado R$ 1.000 e mais R$ 3 por estudante de 12 a 17 anos – constante no Censo Escolar do ano anterior. Os recursos serão distribuídos pelo Programa Dinheiro Direto na Escola.

O dinheiro deverá ser usado para compra de material, pagamento de reparos e pequenas ampliações que favoreçam a manutenção, conservação e melhoria das instalações físicas da escola para o desenvolvimento de atividades educativas e esportivas.

O início das competições está previsto para o próximo dia 9. As disputas irão evoluir para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional. Após as competições, que terminam em novembro, serão selecionados jovens para treinamento de alto rendimento.

Este ano, o foco será nas competições de atletismo. Os estudantes poderão disputar corridas de velocidade e provas de resistência e salto. No ano seguinte, estão previstas as modalidades de judô e vôlei, além de esportes paralímpicos.

 

 Fonte Agência Brasil