Noticias

Consulta à malha fina já consta no site da Receita Federal

receita-federal1

Já está disponível para o contribuinte o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, que aponta irregularidades nas informações da declaração do IR. O documento é essencial para saber se o cidadão caiu na malha fina.

O extrato está disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e só pode ser acessado pelo próprio contribuinte. Para usar o sistema, é preciso ter um código gerado na página da Receita. Para criar a senha, ele terá de informar o número do recibo de entrega das declarações do IR dos dois últimos exercícios.

De acordo com Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda, conferir o extrato é fundamental para evitar problemas com o Leão. “O documento exemplifica todas as informações prestadas na declaração e, caso exista divergências, ela será apontada para que seja regularizada”, explica.

Quem enviou as informações e identificou algum erro deve fazer a retificação para não continuar na malha fina. No ano passado, aproximadamente 570 mil contribuintes pessoas físicas entraram nessa situação.

De acordo com a Receita, os erros mais comuns são inconsistências sobre informações de rendimentos do titular e do dependente, além de divergências nos dados sobre despesas.