Entretenimento

Camila Pitanga, está em Arneiroz município do interior do Ceará produzindo espetáculo teatral

 

A atriz  Camila Pitanga está percorrendo 3 cidades do interior do Estado do Ceará realizando oficinas teatrais e ensaios abertos de produção da Peça, “O DUELO”, do Autor Antontchekhov.
A experiência, que promete mobilizar a população local, acontecerá no sertão cearense no período de 3 de junho a 12 de julho, percorrendo  os municípios de Arneiroz, Lavras da Mangabeira e Iracema.  A produção é de Aury Porto, Camila Pitanga (ambos também atuarão na peça) e Bia Fonseca. A direção é de Georgette Fadel. O patrocínio da turnê é da Caixa Econômica Federa. A atriz encontra-se no Município de Arneiroz desde o último domingo, 02, e deverá passar cerca de duas semanas no Município. O Grupo Teatral Arte Jucá recepcionou a Mundana Companhia de Teatro de São Paulo e toda a equipe que acompanha a atriz
A mundana companhia foi inaugurada em 2007, fruto da proposição artística de dois atores, Aury Porto e Luah Guimarãez, de criar projetos de pesquisa em artes cênicas, capazes de gerar coletivos artísticos, diferenciados a cada trabalho. O núcleo artístico da mundana companhia é complementado pela produtora independente Marlene Salgado desde o início do projeto “O Idiota”, em março de 2008..A peça destaca a intolerância de pensamentos entre pessoas diferentes. O primeiro ensaio aconteceu em 22 de abril, em São Paulo. Todo o elenco de atores está em Arneiroz desde o dia 01 de junho dando continuidade ao projeto que posteriormente será divulgado nacionalmente na primeira semana de agosto, em Fortaleza.

As oficinas são direcionadas para pessoas que atuam na arte e cultura, voltada para o mundo teatral. Além de Arneiroz , o projeto da Peça “O DUELO” será desenvolvido também nos municípios de Lavras da Mangabeira e Iracema. O elenco conta com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A parceria é da Caixa Econômica Federal e F.E.C.C (Federação Estadual de Cultura do Ceará) e apoio dos municípios.

A população arneirozense de Arneiroz está surpresa com a presença da atriz,Camila Pitanga, que na noite desta segunda-feira, 03, participou das oficinas no Salão Paroquial Rainha da Paz, no centro da cidade.

Em Arneiroz, haverá duas oficinas direcionadas aos grupos de teatro locais. Uma de Música e outra de Trabalho Corporal.  Nas outras cidades, haverá, além dos ensaios abertos, oficinas de iniciação teatral. O processo de inscrição e seleção destes atores será definido de acordo com as necessidades da cidade.
As inscrições para as oficinas de Música e Trabalho Corporal acontecerão na sexta-feira, dia 07 de junho na sede do ARTE JUCÁ, das 10:00 às 12:00 horas..

Em Fortaleza, primeira capital a receber a peça, dias antes da estreia, que acontecerá no início de agosto, não haverá oficina nem ensaios abertos, no entanto, a novidade ficará por conta das vagas para estagiários de direção, música, cenografia, figurino e iluminação, que compartilharão, com a equipe da mundana companhia, do processo de montagem desta peça teatral.  O mecanismo de inscrição ainda será divulgado.

Interior

Segundo Aury Porto, foram várias as motivações que trouxeram a peça ao Ceará, ainda em seu processo de ensaio: “Ensaiar parte da peça no Ceará (no sertão e no litoral) é exercitar artisticamente um atrito através da sobreposição de cenários: o cenário físico e humano do sertão cearense se sobrepõe e se comunica com o cenário físico e humano do Cáucaso da ficção thcekhoviana”, explica. Outro ponto levantado por ele é a comparação entre a situação econômica periférica do Cáucaso em relação à Rússia, assim como é o sertão do nordeste brasileiro em relação às nossas metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.