
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, 24 entidades beneficentes do estado e três prefeituras receberam, nesta quarta-feira (22/03), vans e ambulâncias para fazer o atendimento de seus beneficiados. A iniciativa é uma parceria do RIOSOLIDARIO e da Loterj. As organizações, a maioria voltada para portadores de necessidades especiais, contaram com a doação de 16 veículos e mais de R$ 8,1 milhões em recursos financeiros.
Entre as entidades beneficiadas com a parceria estão a Apae e a Pestalozzi de diversos municípios. Além de vans adaptadas para cadeirantes, foi entregue a primeira com consultório odontológico, para a Prefeitura de Vassouras. O valor total das doações é parte do lucro líquido da Loterj, que é destinado para fins de assistência hospitalar, escolar, de interesse social, educacional, esportivo e cultural.
– A parceria da Loterj com o RIOSOLIDARIO já atende 85 municípios em todo o estado, com vans, ambulâncias e repasses de verbas. Permitimos que uma criança da zona rural seja incluída, saia para estudar, por exemplo. Essa é uma grande oportunidade de ajudar pessoas – disse Sérgio Ricardo Almeida, presidente da Loterj.
A primeira-dama e presidente de honra do RIOSOLIDARIO, Adriana Ancelmo, destacou que as necessidades das instituições são verificadas para que as doações sejam feitas.
– O RIOSOLIDARIO efetivamente trabalha no sentido de levar o apoio e a ajuda para viabilizar projetos sociais já existentes. A Apae e a Pestalozzi são instituições do nosso coração e podemos nesses seis anos ajudá-los – afirmou a primeira-dama.
Fundadora e diretora da Apae de Nova Friburgo, Maria das Dores Mello Pacheco, de 72 anos, recebeu as chaves da van para a instituição e contou que muitos dos quase 800 pacientes atendidos pela instituição serão beneficiados com a doação.
– Ela vai nos ajudar a pegar os pacientes mais crônicos, que moram longe da sede. Como a Apae tem 34 anos, muitos pacientes envelheceram, os pais já morreram, e precisam de ajuda para se locomover – declarou.
Outra iniciativa que recebeu a doação de uma van foi a Orquestra Maré do Amanhã. Para o coordenador geral, Carlos Eduardo Prazeres, o projeto vai ganhar ainda mais visibilidade a partir de agora.