Foto: Divulgação/Polícia Civil
Uma operação realizada na quarta-feira (8), prendeu 13 criminosos que atuavam no tráfico de drogas, na região do Morro dos Macacos, em Vila Isabel; do Morro do Dezoito, em Água Santa; e Morro da Pedreira, em Costa Barros; todos na zona norte do Rio.
Um dos traficantes presos é Marlon da Silva Justino Santos, o “Link”, tido como criminoso altamente perigoso. Segundo a polícia, ele pode ter participado da execução de dois comerciantes locais que seriam ligados a PMs. Também foi detido na Praça Sete, em Vila Isabel, o irmão do traficante Scooby, Alexandro Nunes, o “Balaia”.
O objetivo da ação era cumprir 65 mandados de prisão. Outros 12 criminosos já estão detidos por outros crimes e um morreu.
Participaram da ação, agentes das unidades 20ª DP (Vila Isabel), 18ª DP (Praça da Bandeira), 19ª DP (Tijuca) e militares da Polícia Pacificadora do Morro dos Macacos. O delegado Rodolfo Waldeck coordenou a incursão, que também teve o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
De acordo com o delegado, após a instalação da UPP do Morro dos Macacos, em novembro de 2010, os criminosos mudaram a forma de agir na região. “O tráfico estava pulverizado, atuava de forma muito acanhada, muito dissimulada, em pequenas quantidades, utilizando pessoas que não tinham passagens pela polícia, familiares do principal responsável pelo tráfico, que era o Scooby (Leandro Nunes Botelho, chefe do tráfico na comunidade). Então é uma espécie de um tráfico que utilizava família. E o traficante Scooby, mesmo a distância, tentava, através de seus familiares, coagir e ameaçar a comunidade”, explicou.
O inquérito foi instaurado em 2012. O delegado ressaltou que a parceria entre os oficiais da UPP e a delegacia foi de suma importância para o avanço das investigações, quando a PM repassava informações à delegacia.