Noticias

Mininstério da Justiça reconhece pôquer como ‘jogo de azar’

poker1

O IX Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Barra da Tijuca acolheu as alegações finais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e reconheceu como “jogo de azar” a modalidade de pôquer Texas Hold’em. Na mesma ação, sete pessoas denunciadas pelo promotor de Justiça Márcio Almeida foram condenadas: Adolfo José Ribeiro Teixeira, Anderson de Sá Fernandes, Gustavo Birman, Liane Foureaux Bhering Soares, Quetti Barbosa Gondim Andrade, Vanessa Gonçalves de Azevedo e Waldemiro Tertuliano dos Santos.

De acordo com o promotor, os acusados exploravam e jogavam Texas Hold’em no número 32 da Avenida do Pepê, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Para o promotor de Justiça, a decisão, inédita no estado, cria um precedente judicial importante para o combate ao jogo de azar. “O Estado do Rio de Janeiro pode ser pioneiro no combate ao jogo e aos demais delitos a ele atrelados, à semelhança do que ocorreu na época das máquinas caça-níqueis, em que, num primeiro momento, até a perícia concluía tratar-se de jogo de habilidade, mas, posteriormente, numa análise isenta, elaborou novos laudos concluindo ser jogo que dependia da sorte”, ressaltou.

Em contrapartida, em abril de 2010, a Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) reconheceu oficialmente o pôquer como esporte mental. Com isso, a entidade confirma o pôquer como um jogo de habilidade, assim como xadrez, bridge, damas e go, os outros esportes mentais que fazem parte da IMSA. O anúncio foi feito durante o congresso anual da entidade, em Dubai (EAU).

“Estou muito feliz em receber a Federação Internacional de Poker (IFP) como membro da IMSA. A participação do pôquer ao lado do xadrez, do bridge e de outros esportes mentais nos eventos anuais da IMSA vão mostrar ao mundo que o pôquer é um esporte mental, de estratégia e habilidade”, disse o presidente da IMSA, José Damiani.

“Isso deve ajudar o pôquer a se livrar de interferências governamentais e outras restrições ao redor do mundo”, falou Holden em nota publicada no site da IFP. “Igualmente empolgante, o pôquer agora vai fazer parte dos Jogos Mundiais dos Esportes da Mente, da IMSA, que serão realizados na Grã-Bretanha, durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012”.

Lenda viva do pôquer, o norte-americano Doyle Brunson disse que o reconhecimento como esporte mental é um marco histórico para a modalidade. “Acredito que a história vai mostrar que este foi um momento crucial para o pôquer. Ao redor do mundo, o jogo sempre enfrentou obstáculos e controle governamental, apesar de ser óbvio que são necessárias várias habilidades para jogar, algo muito distante do que simplesmente tentar a sorte”, falou Brunson.