
Segundo a Subsecretaria do Estado do Rio, mais uma oportunidade para os pecuaristas fluminenses interessados em promover o melhoramento genético de seus rebanhos. No próximo sábado (01/06), em Paraíba do Sul, Região Centro-Sul fluminense, acontece a 22ªedição da Feira de Animais Rio Genética, promovida pela secretaria estadual de Agricultura em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro – ACERJ.
Aberta a partir das 8 horas, no Parque de Exposições, a feira disponibilizará 250 vacas e novilhas Girolando, além de tourinhos Gir. Os animais poderão ser financiados com linha de crédito do Rio Genética, com juros de 2% ao ano, prazo de cinco anos para pagamento, incluindo um ano de carência.
Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a feira em Paraíba do Sul, além de ser realizada em uma importante bacia leiteira do estado, com indústrias lácteas de grande porte como a Nestlé, LBR e BRF (em construção) é também emblemática para as conquistas do programa.
– Nesta edição estaremos financiando, com recursos do Tesouro Estadual, o animal de número seis mil. Isso demonstra o acerto do Rio Genética, que alia a democratização do acesso de pequenos produtores a animais de qualidade à facilidade de crédito. Além disso, confirma o compromisso do governador Sérgio Cabral e do vice Pezão com o produtor rural e o interior fluminense – afirmou.
Desde 2009, através do programa de melhoramento genético da secretaria de Agricultura já foram financiadas a compra de cerca de 10 mil bovinos voltados para a produção leiteira. Esse investimento que chega a R$ 35 milhões, envolve recursos do Banco do Brasil, Tesouro Estadual e de ICMS das cooperativas, e já beneficiou mil produtores.
A partir das 8 horas, de sábado (1º), os interessados poderão visitar os animais oferecidos para comercialização. As propostas para cada lote começam a ser recebidas às 11 horas. As vendas serão oficializadas com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. Neste caso, a maior oferta verbal apresentada será a vencedora.
Os pecuaristas interessados em adquirir animais devem se dirigir ao escritório da Emater-Rio em seu município para se informar sobre os documentos necessários para se cadastrar. Cada comprador poderá adquirir no máximo, 12 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, de R$ 50 mil por produtor.