Noticias

Prefeito do Rio de Janeiro proíbe uso de insulfilm em vans

O prefeito da cidade, do Rio de Janeiro Eduardo Paes, decretou nesta sexta-feira (5) que está proibido o uso de película nos vidros de vans.O que motivou a iniciativa do prefeito Eduardo Paes, foi o estupro de três mulheres no Rio de Janeiro, entre elas uma turista americana – cuja violência durou cerca de seis horas.

O decreto, que entra em vigor na segunda-feira (8), ressalta que a falta de visibilidade prejudica a compreensão por parte dos passageiros quanto à ocupação dos veículos, comprometendo a segurança dos passageiros. De acordo com a prefeitura, motoristas que forem flagrados desrespeitando a regra serão multados em R$ 1.251,48 e terão os veículos lacrados.
A proibição é específica para veículos regulamentados pelo Transporte Especial Complementar – TEC e pelo Sistema de Transporte Público Local – STPL (VAN).

O documento diz ainda que a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) deverá publicar resolução que adeque aos códigos disciplinares dos modais que viole a proibição.

 Aprendendo a língua portuguesa 

O  que quer dizer Modais de Transporte  

Modais de Transporte são os tipos/meios de transporte existentes. São eles ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito pela água), dutoviário (feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea).

6 comentários em "Prefeito do Rio de Janeiro proíbe uso de insulfilm em vans"

  1. Legal né sr Prefeito, as vans legalizadas que circulam nos bairros passando pelas fiscalizações, serão obrigadas a retirar as películas, e as piratas?, continuarão circulando com os insulfilmes, porque quando tem as fiscalizações elas param de
    circular,se escondendo, e fugindo. e aí? sera que vai adiantar. Pois o fato ocorrido não foi numa van legal, e sim numa PIRATA……….

  2. gostaria de saber se esta proibição vale para a baixada fluminense ou apenas para o centro da cidade do rio de janeiro.
    pois tanbém trabalho com transporte alternativo com uma van que esta com pelicula nos vidros

  3. Interessante como a atual prefeitura decreta uma medida no dia 05/04 e no dia 08/04 já fazem blitz aplicando multa de 1.251,48 por causa de película nos vidros que até dia 04/04 era permitido.
    Ao invés de fazer uma blitz de orientação ou apenas uma notificação por escrito com prazos p/ retirada, não a arrecadação p/ os cofres públicos tem de estar em 1º lugar.
    Detalhe que não fizeram nem uma pesquisa p/ saber a opinião dos atuais proprietários dos veículos. Porque nos veículos com ar condicionado, É uma ajuda indispensável nos dias de sol.
    isto também é extensivo as vans escolares também?

  4. um ato isolado e cometido por bandidos faz com que toda uma categoria seja punida arbitrariamente, trabalho dentro das normas exigidas pela prefeitura do Rio, concordo com a fiscalização 24 horas, mas deveriam separar o joio do trigo,.

  5. Gostaria de sabar se as vans de cooperativa e locadoras do interior do |Rio,Petropolis-RJ tambem terao que aderir a esse decreto em vigor apartir de 04/04/2013,pelo prefeito Eduardo Paes na cidade do RIO DE JANEIRO…?

  6. Se a proibição do insulfilm das vans é para proteger os passageiros de assaltos dentro das vans, a lei deveria valer também para os táxis e principalmente para ônibus que usam a película escura. Se você analisar, ocorrem muito mais assaltos dentro dos ônibus do que dentro das vans. Então por que não probibir o uso de película escura nos ônibus?
    Já conheci pessoas que, enquanto estavam sendo assaltadas dentro do ônibus, o mesmo passava por alguns policiais e até mesmo em frente a uma cabine da PM tranquilamente, pois a polícia nada fez, já que não sabia que estava ocorrendo um assalto dentro do ônibus, e no entanto, em contar que ao mesmo tempo que os motoristas de ônibus, enquanto dirigem em velocidade, recebem a passagem e dão troco, tirando a atenção dos mesmo, podendo acontecer acidentes, como já aconteceram vários.
    Cadê a fiscalização em cima dos ônibus e microônibus?
    O outro detalhe é que os marginais que vieram de Niterói e se passaram por motorista e cobrador de van, não desempenham essas funções e são BANDIDOS. Já cansamos de ver na tv bandidos que se passam por policiais e fazem falsa blitz para assaltar os motoristas. Eles não são policiais, são bandidos.
    Não sou contra o prefeito e nem contra o Secretário de Transportes quando fazem operação para combater as vans piratas; sou contra fazer covardia com os motoristas e vans que são legalizados pela prefeitura, pois por qualquer motivo, os motoristas são multados e até mesmo têm suas vans apreendidas, enquanto o transporte de ônibus comete absurdos como: pneu careca, ônibus sem freios, super lotação etc.
    Sem contar que a metade dos motoristas de ônibus são mal-educados, trabalham de mal-humor e não respeitam os passageiros. Cansamos de ver vários passageiros no ponto de ônibus fazendo sinal para o motorista parar e sem motivo elesnão param.
    Ou seja, as medidas de segurança só valem para as vans, em sua grande maioria. Por quê?a