Noticias

Parceria entre Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde é firmada para novo serviço do INTO

govrio

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a Secretaria de Saúde firmou na última sexta-feira (26/4) parceria com o Ministério da Saúde para alocar profissionais no novo Centro de Trauma Referenciado, serviço inaugurado nesta data no Into. Ao todo, serão 168 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia e fisioterapeutas, todos contratados através da Fundação Saúde. A Secretaria de Saúde passa a investir mensalmente R$ 731.236,57 em recursos humanos no serviço.

– O Centro de Trauma Referenciado vem organizar a rede de atendimento ao trauma em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Into tem a melhor equipe multidisciplinar do país, com condições de ensinar e mostrar para toda a rede como tratar um paciente vítima de trauma. Vamos receber no novo serviço aqueles que não têm lesões associadas e que, muitas vezes, ficavam três meses aguardando por uma cirurgia que só acabava tratando as sequelas. Isso vai ajudar a desafogar as filas dos hospitais de emergência – explicou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

O serviço, especializado no atendimento ao trauma de pacientes adultos e idosos que necessitam de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, receberá pacientes transferidos diretamente do hospital onde tiveram o primeiro atendimento através do sistema de regulação. Com a novidade, o número de leitos de internação disponíveis no setor de trauma do Into dobrou, passando de 34 para 68.

Segundo o secretário de Assistência em Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, o novo serviço vai permitir que o paciente seja tratado de forma mais especializada com todo o aparato e estrutura.

– É ótimo que municípios, Estado e Ministério trabalhem juntos no intuito de desafogas as filas dos hospitais. A equipe da Fundação Saúde vai compartilhar o conhecimento com as equipes do Into. Pretendemos fazer isso em outros segmentos – disse Helvécio.