
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro) inicia nesta terça-feira (2/4) a verificação periódica de taxímetros – exercício 2013 – de São Gonçalo. O atendimento será realizado através da unidade móvel do órgão, o ‘Baby’, que estará estacionado na Rodovia BR 101 Km 313, no bairro Boa Vista, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Na ocasião, o taxista deverá retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU) – no valor de R$ 37,50 – efetuar o recadastramento e o agendamento do serviço. Os taxímetros já verificados no exercício 2013 precisam realizar o recadastramento. Entretanto, não será necessário o pagamento de nova taxa.
Para a realização da aferição dos taxímetros, os profissionais deverão apresentar os seguintes documentos:
* Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2012 ou 2013,
* Certificado do Ipem do exercício de 2012 ou 2013;
* Certificado de Segurança Veicular, no caso de carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) na validade;
* GRU devidamente quitada.
Os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2012 estarão sujeito à multa por falta de verificação. O não comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta de verificação, deixando o taxista sujeito a penalidade de multa.
Já o permissionário que não puder efetuar a verificação dentro do prazo estabelecido no calendário de verificação, deverá requerer, junto à unidade móvel, prazo – no máximo de 60 dias – para sua realização. Porém, o pedido de prorrogação de prazo não autoriza o permissionário a angariar passageiro sem a verificação do taxímetro. Após este período, o permissionário estará sujeito às penalidades legais.
Confira o calendário de verificação dos taxímetros do município de São Gonçalo:
Dia 2/4 – finais de placas 0 – 1
Dia 3/4 – finais de placas 2 – 3
Dia 4/4 – finais de placas 4 – 5
Dia 5/4 – finais de placas 6 -7
Dia 8/4 – final de placa 8
Dia 9/4 – final de placa 9