Noticias

Taxis de Niterói com finais de placa 3, 4 e 5 têm até o dia 15/03 para fazer a aferição de taxímetros

taximetro

 

Os taxistas com finais de placa 3, 4 e 5 que circulam pelas ruas de Niterói, têm até o próximo dia 15 para realizar a aferição anual de seus taxímetros. O serviço está sendo realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) na Praça do Cafubá, na Avenida Onze, em Piratininga, das 9h às 16. Desde o dia 5, quando o serviço teve início, os fiscais da Diretoria de Metrologia do órgão já aferiram 528 veículos. A meta é a de terminar a vistoria dos cerca de 1800 táxis que rodam naquela cidade em 28 desse mês.

De acordo com Júlio Cesar, diretor de Metrologia do Ipem/RJ, para dar maior agilidadede e comodidade aos profissionais, esse ano o serviço está sendo realizado pelo “Baby”, unidade móvel equipada com toda a estrutura necessária para atender rapidamente os taxistas.

– Devido as reformas que estão sendo realizadas em nossa sede de Niterói, onde estão seno construídos laboratórios mais modernos e equipados que irão melhorar a qualidade de atendimento da população e a realização de novos tipos de exames, estamos realizando em Piratininga. Claro que não é o local mais apropriado, porém tendo em vista que Niterói não dispõe de espaço físico suficiente devido as várias obras de melhorias que a cidade vem recebendo, esse foi o melhor lugar que encontramos – disse.

Para realizar a aferição é necessário que o taxista apresente o boleto de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 37,50, que pode ser paga no Banco do Brasil e está disponível no site do www.ipem.rj.gov.br ou na sede do Ipem/RJ, na Rua Padre Manoel de Nóbrega, em Piedade, certificado de taxímetro do ano passado, cópia do DUT, CRLV e certificado de seguro veicular com data de validade atualizada e foto para os carros que possuem GNV.

No caso dos taxímetros verificados no exercício 2013 não será necessário o pagamento de outra taxa. Porém, o taxista deverá comparecer ao local da verificação, devidamente agendado, para a colocação do selo de vistoria 2013. Já os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2011 estarão sujeito à multa.

Em relação ao permissionário que não puder efetuar a verificação no dia determinado, será necessário requerer prazo para nova vistoria, dentro do prazo estabelecido no calendário no local da verificação. Ao fim da vistoria, o serviço só será realizado na sede do IPEM-RJ, situada à Rua Padre Manuel da Nóbrega, n° 539, Piedade, Rio de Janeiro.