Noticias

Cacau Show, Brasil Cacau e outras cinco lojas foram multadas pelo Procon-RJ

O Procon do Rio de Janeiro realizou hoje (21) uma fiscalização nos principais centros comerciais de vendas de ovos de chocolate para coibir irregularidades nos produtos, seis estabelecimentos foram multadas  pelo Procon, dois supermercados não apresentavam o preço e nem informação ao consumidor nos ovos de chocolate entre elas duas das principais marcas do setor: a Cacau Show e a Brasil Cacau,foram  autuados  por causa da ausência de preços nas vitrines, produtos sem informação, e alguns ovos foram recolhidos e encaminhados ao Ipem (Instituto de Pesos e Medidas). A operação determinada pela Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, foi batizada de Sansão, uma homenagem ao coelhinho da Mônica, personagem do Maurício de Souza, que completa 50 anos, e uma alusão à época da Páscoa..

“A operação foi importante para acabar com más práticas como não expor preços em vitrines, induzindo o consumidor à compra, ausência de informações em produtos, sem falar na questão do peso dos ovos. Vamos continuar intensificando as fiscalizações do Procon. O consumidor precisa ser respeitado”, disse a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Confira abaixo a lista das irregularidades encontradas:

Lojas Americanas (Madureira): Ausência de preço na vitrine, Código de Defesa do Consumidor não estava visível, ausência de cartaz com endereço e telefones dos órgãos de defesa do consumidor. Multa: 5.000 Ufirs

Madureira Shopping: Lojas Cacau Show e Brasil Cacau: Ausência de preço na vitrine, Código de Defesa do Consumidor não estava visível, ausência de cartaz com endereço e telefones dos órgãos de defesa do consumidor. Multa: 400 Ufirs (cada loja)

Norte Shopping: Loja Katz: Ausência de preço na vitrine, Código de Defesa do Consumidor não estava visível, ausência de cartaz com endereço e telefones dos órgãos de defesa do consumidor. Multa: 400 Ufirs

Lojas Americanas, Cacau Show e Kopenhagen não tiveram nenhum

irregularidade. Os fiscais recolheram ovos dos estabelecimentos para encaminhar ao IPEM. No instituto será verificado se o peso registrado na etiqueta dos ovos é o mesmo da balança onde serão pesados.

Assaí (Jacarepaguá): Falta de informação/ausência de preço Multa: 600 Ufirs

Makro (Barra da Tijuca) Falta de informação/ausência de preço Multa: 1.000 Ufirs

Mercadão de Madureira: Oito lojas vistoriadas e nenhuma irregularidade encontrada

De acordo com o coordenador da operação, Marco Antônio da Silva, o objetivo é evitar que os consumidores sejam lesados no preço e na qualidade e peso do produto vendido. “Nossas ações foram concentradas nas adequações dos produtos, como indicação de brinquedos, se tem o selo do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia], verificação da faixa etária, além da indicação do peso do chocolate”, explicou.

Fonte Procon