
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, com o objetivo de resolver o problema do descarte irregular de entulhos de construção civil em ruas e rios da Baixada Fluminense, a Secretaria do Ambiente, realizou na última sexta-feira (22/02), em sua sede, na Saúde, uma reunião com prefeitos e representantes dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. O encontro definiu a formação do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos, que dará destinação adequada aos materiais de construção jogados fora.
A iniciativa, integrante do projeto Entulho Limpo da Baixada, visa construir, pelos seis municípios, 107 pontos de coleta de materiais – chamado ecopontos – e seis áreas de triagem e transbordo, onde os resíduos serão processados e transformados, novamente, em matéria-prima para construções.
– A ideia é retirar esse material das ruas e tratá-lo adequadamente, transformando lixo e poluição em matéria-prima barata, que pode ser utilizada em obras públicas e até mesmo ser vendida para empresas de construção civil – explicou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
Caberá aos municípios prover terrenos de cerca de 800 metros quadrados para a construção dos ecopontos. A estimativa é que, em 2013, sejam investidos R$ 18 milhões no projeto, financiado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano).