
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, um projeto de capacitação de jovens e adultos no bairro de Capivari, zona rural de Duque de Caxias, na Região Metropolitana, vem gerando emprego e renda para a comunidade. Executada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-Rio) vinculada à Secretaria de Agricultura, a ação integra o programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, patrocinado pela estatal. A parceria inclui também a Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR) e a Associação Rural de Capivari.
Através da produção agroecológica com processamento agroindustrial, capacitação em trabalhos manuais e informática básica, a população participa das atividades do projeto, organizando-se e melhorando a articulação comunitária. O programa investe em ações sociais que contribuem para o desenvolvimento sustentável com igualdade de oportunidades.
Um dos coordenadores do projeto, o pesquisador da Pesagro-Rio, Aldo Bezerra, destaca a prioridade na demanda da comunidade.
– Não é o que nós planejamos e sim o desejo da comunidade o que mais importa – explicou.
Na produção agroecológica, 10 famílias são atendidas e aprendem a plantar frutas, hortaliças e seringueiras sem o uso de produtos químicos. Em capacitação digital, 35 jovens são atendidos na Escola Municipal Parque Capivari.
Técnico em agropecuária e produtor da região, Eduardo Duarte está integrado ao projeto, criando peixes ornamentais. Além disso, ele recebeu através da Pesagro-Rio para plantio, mudas de palmeira, pupunha e seringueira, entre outras.
– Espero que continuem com este projeto. Eu sempre quis mudas de seringueira e só agora consegui. Também estou satisfeito pelos recursos e novidades tecnológicas para a comunidade – agradeceu.
Nos trabalhos manuais, 64 mulheres aprendem a fazer biscuit, crochê e vagonite, entre outros.
– Conseguimos três pontos de venda, inclusive um no Shopping Caxias, onde a venda é muito bem sucedida – contou a presidente da Associação Rural de Capivari, Suelen Paixão Louredo.