
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a Operação Verão, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), terminou com 40% dos estabelecimentos comerciais de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos, notificados.
De acordo com o diretor da Conformidade de Produtos e Serviços do órgão, Sérgio Macedo, o número de irregularidades encontradas nas duas cidades aumentou em comparação com o ano passado.
– No total, 150 estabelecimentos foram fiscalizados nos dois municípios. Nossos fiscais encontraram irregularidades em cerca de 60 estabelecimentos, o que representa 40% dos visitados – revelou, acrescentando que todos foram notificados.
Durante uma semana, fiscais do IPEM-RJ percorreram o comércio da Região dos Lagos para verificar a qualidade e a procedência dos produtos, em especial os têxteis.
– O consumidor tem que ficar atento nas informações que devem estar descritas na etiqueta dos produtos de forma legível e em português, mesmo os importados. Composição têxtil do produto, país de origem, CNPJ do fabricante, tamanho, modo de conservação precisam estar claras para o consumidor – explicou Macedo.
As empresas notificadas têm um prazo de dez dias para apresentarem a nota fiscal de compra do produto. Além disso, os fabricantes e os lojistas autuados poderão pagar multa mínimo no valor de R$ 1.500 mil.