Noticias

Aurélio Miguel vereador e ex-judoca foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime de corrupção passiva

 

O vereador e ex-judoca Aurélio Miguel (PR), campeão olímpico em Seul-88, foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo nesta sexta-feira, sob a suspeita de crime de corrupção passiva. A Promotoria também pede o sequestro de 16 dos 25 imóveis em nome do parlamentar.Após auditoria, o Ministério Público declarou que os 12 imóveis em nome do vereador são compatíveis com a renda apresentada, mas Miguel não soube explicar como adquiriu os 13 em nomes das empresas.

O período em que Miguel mais aumentou seu patrimônio foi entre 2008 e 2009, quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do IPTU na Câmara Municipal. Segundo o Ministério Público, o vereador é acusado de cobrar propina de shoppings ligados ao grupo Brookfield para omitir irregularidades no relatório final da CPI.

Em junho de 2012, o parlamentar passou a ser investigado após Daniela Gonzalez, ex-executiva da BGE, empresa do grupo Brookfield, relatar à “Folha” o pagamento de propina a Miguel e a Hussain Aref Saab, então diretor do Departamento de Aprovação de Edificações (Aprov).

Testemunhas informaram o MP que nesse período Miguel recebeu remessas de dinheiro vivo. Em documentos obtidos em cartórios, a reportagem da “Folha” confirmou que oito de seus imóveis foram pagos em dinheiro.

Na ação movida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o parlamentar é acusado de ter recebido R$ 1,1 milhão em propina para beneficiar ilegalmente cinco shoppings na capital ligados ao grupo Brookfield. Miguel e a Brookfield sempre negaram irregularidades. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Como envolve, em tese, seis fatos distintos, os promotores denunciaram Miguel por seis vezes e com pedido de pena acumulativa. Isso significa que, caso condenado pelos seis crimes citados na denúncia, sua pena pode ir de 12 a 72 anos. Os bens em nome do parlamentar e de suas empresas estão estimados em mais de R$ 25 milhões. Seu patrimônio multiplicou desde que foi eleito vereador pela primeira vez, em 2005. Para a Promotoria, foi a partir de 2005 que uma quadrilha com participação de Hussain Aref Saab passou a atuar na capital para, entre outros crimes, beneficiar os shoppings da Brookfield. Aref era diretor do Aprov, setor que concede alvarás de obras para prédios de médio e grande portes. No período em que esteve no cargo, adquiriu 106 imóveis. Miguel, segundo a Promotoria, tomou conhecimento dos crimes praticados pela “organização criminosa” e passou a receber dinheiro para não denunciá-la.

Como atleta, Aurélio Miguel conquistou duas medalhas olímpicas: ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996. Após sua aposentadoria nos tatames, entrou para a política e foi eleito vereador de São Paulo nas eleições de 2004, pelo PR, com 38.419 votos, usando sua fama como atleta. Em 2008, foi reeleito com 50.084 votos. E em 2012 chegou à segunda reeleição com 32.520 votos.