Noticias

Mudanças no trânsito do Rio para o carnaval são divulgadas pela prefeitura

 Os desfiles das escolas de samba do Grupo A (antigo Grupo de Acesso) no Sambódromo ocorrerão pela primeira vez em duas noites consecutivas a partir de sexta-feira (08/02), dia de ponto facultativo, que será decretado pela prefeitura do Rio de Janeiro para facilitar o tráfego no centro da capital fluminense. As escolas do Grupo Especial desfilarão no domingo (10/02) e na segunda (11/02), enquanto as escolas de samba mirins se apresentam na terça-feira (12/02). 

Com as mudança na ordem do dia dos desfiles, as interdições de ruas e avenidas foram antecipadas no centro da cidade. A prefeitura recomenda que a partir da sexta-feira de carnaval, as pessoas evitem utilizar carros particulares na região, priorizando o uso do metrô, de trens e barcas. “Aqueles que podem evitar o centro que não venham e saibam que será complicado para sair. O carnaval do Rio é o maior do mundo, a maior festa do planeta, maior show da terra. Nada melhor que ter ela [a festa] na sexta-feira e no sábado sendo transmitida para todo o Rio de Janeiro, e no sábado e domingo para o Brasil inteiro”, disse o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que o carnaval na Marquês de Sapucaí está maior que em outros anos e isso vai gerar impactos importantes no cotidiano da cidade. “A sexta-feira será um dia excepcional e é muito importante que os cariocas estejam atentos a isso. O Saara, tradicional centro de comércio popular, tem um movimento grande no sábado de manhã de pessoas comprando fantasias. Quem precisar poderá ir ao Saara, mas terá que optar pelo transporte público de alta capacidade”.

Outra novidade este ano é que os táxis terão dois pontos de embarque exclusivos nas proximidades do Sambódromo: na Rua do Riachuelo e no Largo do Estácio. Os táxis terão uma corrida de preços pré-estabelecidos a partir dos dois locais, com o objetivo de reprimir práticas irregulares, garantindo a segurança dos passageiros. As tabelas com os preços estarão disponíveis em pontos estratégicos do Sambódromo.

Na quinta-feira (07/02) de manhã será fechada a Via Trilhos, atual acesso a rodoviária, e em contrapartida será reaberta a Rua Equador, na região portuária. Na sexta-feira, a pista central da Avenida Presidente Vargas será interditada à meia-noite no sentido Praça da Bandeira. Às 11h será fechada a pista central sentido centro. A pista central em direção à Praça da Bandeira será liberada às 15h. A maior parte das vias do centro será fechada às 17h e o acesso à região será feito somente pela Praça Condessa Paula de Frontin, no Rio Comprido. Os últimos fechamentos ocorrerão às 19h30.

No sábado, a partir da meia-noite, ocorrerão fechamentos de ruas durante os deslocamentos dos carros alegóricos. As escolas que desfilarão no sábado saem dos bairros do Cajú e São Cristovão, ao contrário das que desfilam na sexta-feira, que saem, em sua maioria, do entorno da Rodoviária, e para isso serão necessários fechar algumas pistas da Avenida Brasil. Às 10h serão liberadas as ruas Frei Caneca e 31 de Março.

Na terça-feira (12/02), serão mantidas as interdições dos desfiles do Grupo Especial. Às 16h ocorrerá bloqueio parcial (em meia pista) na Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Avenida Marquês de Sapucaí para saída dos integrantes das escolas mirins. A liberação total do tráfego está prevista para 6h da quarta-feira de cinzas.

O metrô funcionará de forma ininterrupta durante os cinco dias de evento. Os trens funcionarão das 5h de sexta-feira (08/02) até as 23h de terça-feira (12/02), com extensão até as 2h de quarta-feira (13/02) apenas nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. No sábado (09/02), a partir do meio-dia os trens da Linha 2 farão o trajeto sem transferência entre as estações Pavuna e Ipanema/General Osório. Este ano, a novidade é o Cartão Metrô Folia 2013, que permite um embarque mais rápido. O cartão tem edição limitada e começará a ser vendido a partir do dia 1º de fevereiro, no valor de R$ 15 com direito a cinco viagens.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, trabalharão na fiscalização do entorno do Sambódromo 2.820 pessoas, entre guardas municipais e agentes de controle urbano da secretaria. O número representa um aumento de 18% no efetivo em relação ao último carnaval. Serão disponibilizadas quatro tendas de gerenciamento, 71 viaturas e 31 barreiras para impedir a presença de ambulantes não autorizados. Haverá 15 reboques para coibir o estacionamento irregular nos arredores da Passarela do Samba.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana vai empregar 600 garis por dia para fazer a limpeza diurna e noturna do local, que trabalharão com o auxílio de 60 máquinas e equipamentos. A companhia instalará 1.100 contêineres para descarte de lixo na passarela e mais 100 no Terreirão do Samba.

Fonte: Agencia Brasil