Após uma breve observação da folha de pagamento de funcionários públicos da prefeitura de Duque de Caxias, foi descoberto que alguns dos funcionários de cargos de confiança e até mesmo o ex prefeito de Duque de caxias recebia um salário liquido de R$18.000 de aposentadoria, sendo ele aposentado como guarda municipal, onde o salário de guarda municipal na cidade chega a cerca de R$2.000. O atual prefeito se pronunciou dizendo que será feito um estudo de todos os casos e o Tribunal de Contas do Estado se pronunciou, dizendo que está sendo feita uma auditoria dos casos.
Uma cidade que possui um dos maiores PIBs do Estado que vive sofrendo com todas essas questões que já conhecemos e tanto ouvimos falar atualmente.
Muito lixo que ainda vemos nas ruas, por falta da má administração do ex prefeito que ainda reflete até os dias atuais, com as ruas ainda cheias de lixo, pois todos os mutirões que já foram feitos ainda não deram conta de acabar com todo o problema, e nem mesmo os novos caminhões de coleta ainda não estão dando conta.
Vários relatos de funcionários da prefeitura e até mesmo pais de alunos da rede municipal de ensino meses antes das férias escolares se manifestaram sobre a indignação de seus filhos não estarem mais recebendo suas merendas, onde muita das vezes, essas crianças necessitam daquela merenda para se sustentar durante o dia porque a realidade do nosso país ainda não é a das melhores. É triste ver tanto descaso.
Todos os hospitais municipais no ano de 2013 não tinham nem sequer luvas ou materiais para se fazer um curativo simples. Ouvimos relatos de um postinho PSF (Posto de Saúde da Família) que a mais de 1 ano não recebia materiais necessários. Nesse posto havia dentista e médico seguindo seus plantões corretos, mas que não podia fazer o atendimento por falta de materiais básicos. Nesse caso, do que adianta ter funcionários e não ter o essencial.
A população se sente de mãos atadas. Onde os impostos são todos pagos e o retorno nunca é visto. Isso nós observamos em todas as partes, não somente no município, mas também no Estado em geral.
É preciso fiscalizar. Precisamos de pessoas competentes para administrar o dinheiro público, pois isso é coisa muito séria.
Quanta das vezes nós vemos vidas se perdendo, por falta de médicos nos hospitais, até mesmo por falta de hospitais, com a superlotação.
É triste demais, porém o povo ainda tem aquela esperança de que um dia irá mudar e que um dia ainda iremos viver num lugar melhor, ter uma vida digna com saúde e educação de qualidade.