Noticias

UERJ oferece estágio remunerado a alunos da FAETEC

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) celebraram, na manhã desta quarta-feira (12/12), um convênio através do qual estudantes da fundação vão estagiar, por um ano, em laboratórios de alta complexidade da universidade. O projeto Técnicos de Laboratório de Alta Complexidade (Teclac) vai contemplar 50 alunos de 11 cursos diferentes da Faetec, que vão fazer o estágio no terceiro e último ano letivo (de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014). Cada um deles receberá uma bolsa mensal de R$ 800,00. Os selecionados passaram por entrevistas, pois a demanda foi de mais de 384 alunos, segundo a Uerj.

– Há uma deficiência deste tipo de mão de obra no mercado e até nos laboratórios da Uerj. Então, como nós temos esta mão de obra e a necessidade de estágio, e a Uerj oferece os estágios, resolvemos fazer um convênio. Nossa intenção é renovar depois, e, se possível, ampliar para outras instituições – disse o presidente da Faetec, Elder Lugon.

Uma das selecionadas foi Letícia Rosa, de 18 anos. Ela está terminando o curso de eletrotécnica. Apaixonada por matemática e física, foi influenciada pelo pai, técnico em eletrônica, a estudar na mesma área, e não vê a hora de começar o estágio no Laboratório de Medidas Elétricas da Uerj.

– A expectativa é grande. A instituição é séria e vou ter um bom enriquecimento curricular. O nome da Uerj pesa muito, e acho que vai facilitar na hora de conseguir meu primeiro emprego, depois de formada – avaliou Letícia.

Para o superintendente da Secretaria de Ciência e Tecnologia, João Regazzi, o convênio é um benefício extremamente importante para os alunos, que sairão com uma capacitação de alto nível. Ele ressaltou que Uerj e Faetec são entes estaduais, ligados à secretaria, e que o contrato fortalece o elo entre eles.

– O fato de a Uerj disponibilizar seus laboratórios permite uma qualificação superimportante para os estudantes da Faetec e, ao mesmo tempo, poupa um investimento que a fundação teria, de construir esses laboratórios. Então, é uma otimização dos recursos – afirmou.

Allana Rodrigues, de apenas 16 anos, comemora ter sido selecionada para estagiar no Laboratório de Hormônios do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), ligado à Uerj. Moradora de Campo Grande, ela acaba de concluir o segundo ano do curso de análises clínicas, da Faetec de Marechal Hermes.

– Vai ser uma grande experiência. Vou aprender coisas que não aprenderia, se fosse estagiar num laboratório comum. Até porque vou aprender a mexer em equipamentos complexos e raros. Além disso, ainda tem a remuneração, que é uma coisa difícil de se conseguir na área de saúde, antes da formatura – disse.