
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, se reúne, na noite desta terça-feira (11/12), com representantes das Associações de Moradores de Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Ipanema para apresentar as intervenções que serão feitas na orla da Zona Sul com a execução do Projeto Sena Limpa. Lançado em 2012, com investimentos de R$ 150 milhões, a ação, parceria do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio, visa a despoluir seis das principais praias da orla do Rio até 2014.
Em diferentes etapas, vêm sendo executadas obras de recuperação ambiental das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador, situada dentro da Baía de Guanabara.
Assim como ocorreu nos bairros da Urca e São Conrado, em audiências públicas já realizadas, as sugestões dadas pelos moradores poderão ser absorvidas ao projeto. Na Urca, por exemplo, o percurso do sistema de esgoto da Cedae foi alterado para que pudesse ser construída uma área de lazer.
O Programa Sena Limpa é um trabalho conjunto da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Cedae, Rio Águas e Comlurb.