Noticias

Governo do Estado realiza a compra de 20 trens

Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, o governador Sérgio Cabral se reuniu, na última segunda-feira (03/12), no Palácio Guanabara, com o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, para a cerimônia de assinatura de contrato para a compra de 20 novos trens e instalação de uma fábrica de montagem no Rio de Janeiro.

A aquisição dos novos trens, que estava inicialmente prevista para o período entre 2016 e 2020, foi antecipada com o objetivo de acelerar o processo de modernização do sistema ferroviário do Estado. Todos os 20 trens encomendados – que somam 80 carros – nesta primeira fase do contrato com a Alstom serão entregues até setembro de 2014.

O investimento de mais de R$ 300 milhões ainda inclui a construção de uma fábrica de montagem de trens em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. A fábrica será erguida em um terreno de 32 mil m2 pertencente à SuperVia e a previsão é que já esteja pronta no primeiro semestre de 2013, em um empreendimento que criará cerca de 70 empregos diretos. Já para a produção dos 20 novos trens, serão criados 50 empregos diretos e 150 indiretos.

Os trens que serão produzidos pela Alstom para a renovação da frota ferroviária da SuperVia terão design inovador, com ar-condicionado, TVs e painéis de LED e sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens.

– Estamos mudando o setor de transporte no Rio de Janeiro, e esse processo se faz com a construção de muitas mãos, com parceria entre governo e concessionárias. Também vamos gerar emprego na indústria ferroviária e, a encomenda dos 20 novos trens será só o primeiro passo para a fábrica de Deodoro. Queremos dar conforto e dignidade para os passageiros do estado e também continuar dando subsídio à população, através do Bilhete único, que faz uma diferença enorme no bolso do cidadão – disse o governador durante o evento que contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Transportes, Julio Lopes, da Casa Civil, Regis Fichtner, do Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e do diretor de Meio Ambiente e Agropecuária e de Inclusão Social do BNDES, Guilherme Lacerda.

Segundo Julio Lopes, o Rio de Janeiro vive um momento de transformação no setor de transportes, em geral, graças à luta do governo contra o transporte irregular.

– O empenho do governo em acabar com a pirataria nos transportes gerou uma revolução no setor. Se antes, as concessionárias estavam desestimuladas e faziam poucos investimentos, agora, em parceria com o Estado, investem cada vez no transporte público e melhoram a qualidade dos serviços. O Bilhete Único, por exemplo, é um exemplo dessa revolução que estamos vivendo. Foi a ferramenta que trouxe o transporte para a legalidade e transformou os passageiros em nossos aliados na guerra contra a pirataria e a ilegalidade – disse o secretário de Transportes.

Para o presidente da SuperVia, a construção da fábrica na Zona Oeste do Rio favorecerá os passageiros e o crescimento do setor ferroviário no Brasil.

– Os novos trens vão renovar ainda mais a frota da SuperVia e melhorarão a qualidade do transporte para o passageiros, que poderão contar com trens novos e confortáveis no dia a dia. Além disso, a instalação da fábrica em Deodoro favorecerá a indústria ferroviária brasileira e gerará novos empregos em um setor que ficou estagnado por muitos anos – disse.

O presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa, destacou que a construção de uma fábrica no Rio de Janeiro será um marco para a empresa e para a cidade.

– A empresa é líder mundial no segmento de transporte sobre trilhos e, com o apoio do Governo e da Supervia, teremos a oportunidade de construir uma fábrica do segmento ferroviário em Deodoro, que trará empregos e ajudará a desenvolver o setor. Após a entrega dos 20 trens encomendados, a fábrica estará apta para continuar atendendo a novas demandas É um orgulho fazer parte desse processo de transformação – ressaltou.