Noticias

Balão da Operação Lei Seca sobrevoará a praia de Copacabana no Reveillon

 Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a partir do dia 26 de dezembro, a Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Estado de Governo, levará de volta à Praia de Copacabana o seu símbolo mais emblemático. Sucesso na campanha de conscientização no Réveillon de 2011, o balão de ar quente com a marca da OLS, já conhecida da população do Rio de Janeiro, estará montado na areia, na Avenida Atlântica, próximo à Avenida Princesa Isabel, sentido Leme. Além de oferecer a bela vista da orla da Zona Sul, a intenção é proporcionar aos participantes momentos de reflexão quanto à direção responsável e os perigos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

– Mais uma vez, nossa intenção é permitir que as pessoas voem junto com a Operação Lei Seca e entendam a importância do nosso trabalho, que tem por objetivo salvar vidas. Além de contemplar o cenário, a ideia é que as pessoas lembrem, por estarem dentro do balão, da nossa campanha e da importância de colaborar – explica o coordenador da OLS, major Marco Andrade.

Balão em Copacabana


Preso ao solo por cordas, o balão de ar quente poderá atingir aproximadamente 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de 9 andares). Feito de náilon, com 22 metros de altura e 20 metros de diâmetro, é inflado com ar frio e depois, utiliza-se o maçarico para o aquecimento do ar. Como o ar quente é mais leve do que o ar ambiente, ocorre a flutuação do balão. O cesto onde ficam os passageiros é sustentado por cabos de aço.

O balão funcionará diariamente, das 19h30 às 1h30, e tem capacidade para transportar de 2 a 3 passageiros por voo, além do piloto, variando de acordo com peso e altura dos participantes. No local, serão organizadas filas e as pessoas que quiserem participar serão identificadas por pulseiras, de uma cor diferente a cada dia, dando direito ao acesso. Todos deverão passar por detectores de metal e pelo teste de etilômetro. Caso sejam detectados sinais altos de embriaguez, a pessoa será impedida de participar.

Será necessária a apresentação de um documento oficial com foto para o passeio e crianças menores de cinco anos de idade não poderão participar. No dia 31/12 (Réveillon), o funcionamento será interrompido entre 23h30 e 0h30, por conta da queima de fogos de artifício, e voltará até às 3h30.

Com duração média de três minutos, o voo gratuito será comandando por um piloto credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que vai verificar as condições climáticas e a velocidade do vento, garantindo o cumprimento das normas de segurança. No local, também estará um brigadista durante todo o evento.

Após o voo, os participantes ganharão uma camiseta da Operação Lei Seca, além de panfletos incentivando a colaboração com a OLS: para isso, basta cumprir a lei e nunca consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir. No ano passado, cerca de 700 pessoas participaram da ação.

Voo no Balão da Operação Lei Seca

– Horário de funcionamento: das 19h30 à 1h30.
*No dia 31/12, das 19h30 às 23h30 e 0h30 às 3h30.

– Será necessária a apresentação de documento de identificação com foto

– Capacidade: de 2 a 3 passageiros

– Será proibida a entrada nos casos de:

. Sinais claros de embriaguez
. Porte de bolsas e alimentos
. Porte de bebidas alcoólicas
. Porte de armas
. Porte de instrumentos pontiagudos
. Menores de 5 (cinco) anos
. Menores desacompanhados
. Animais

Conscientização na Lagoa Rodrigo de Freitas

Outro importante cartão-postal do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas também voltará a receber a Operação Lei Seca neste fim de ano. Oito boias-blimps com o slogan da operação estarão dispostas na Lagoa, iluminando diferentes pontos. Feitas de lona plástica, com quatro metros de diâmetro, as boias estarão próximas às Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Semelhantes aos balões utilizados nas blitzes das ruas, as boias náuticas terão iluminação interna, para chamar ainda mais atenção durante a noite.

– A Lagoa recebe milhares de pessoas nesta época do ano. É um excelente espaço e um momento perfeito para conscientizar as pessoas sobre a importância de nunca dirigir depois de beber, de colaborar para a paz no trânsito e apoiar para que a campanha continue salvando vidas – reforça o major Marco Andrade.

As boias-blimps da OLS estarão na Lagoa a partir das 20h do dia 26 de dezembro e ficarão no espelho d’água até o dia 1º de janeiro de 2013. Neste mesmo período, a região irá receber parte da equipe de cadeirantes, que trabalham nas operações nas ruas, para conversar com o público e alertar para o perigo da mistura álcool e direção.

Localização das boias:

Boia 1 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Praça José Mariano Filho, saída do Túnel Rebouças
Boia 2 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Tabatinguera
Boia 3 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Parque do Cantagalo
Boia 4 – Avenida Epitácio Pessoa, altura da Rua Maria Quitéria
Boia 5 – Avenida Epitácio Pessoa, altura do Clube Lagoon
Boia 6 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 7 – Avenida Borges de Medeiros, altura da Ilha Piraque
Boia 8 – Avenida Borges de Medeiros, altura do Parque Sacopenapã, próximo ao antigo Mistura Fina

Fiscalização Reforçada

Durante as festas de fim de ano, todo o efetivo da Operação Lei Seca está mobilizado em ações de fiscalização. São 250 agentes, divididos em 14 equipes, realizando 140 operações no período, espalhadas na capital e Região Metropolitana.

– Queremos que as pessoas se divirtam, mas voltem para casa em segurança. Por isso, além de cumprir nosso papel de fiscalização, estamos investindo muito no trabalho de conscientização, visando à prevenção do problema – diz Marco Andrade. Além das blitzes, as equipes de cadeirantes, responsáveis também pelo trabalho de conscientização, estarão atuando em diversas áreas.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e fiscalização, de caráter permanente, lançada pela Secretaria de Estado de Governo, em março de 2009. Desde então, até a madrugada desta terça-feira (25/12), 992.428 motoristas foram abordados, 190.169 foram multados, 40.258 veículos foram rebocados e 81.373 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 866.309 testes com o etilômetro. Deste total, 6.338 condutores sofreram sanções administrativas e 2.404, criminais.

Além das ações de fiscalização, a Operação Lei Seca também atua na conscientização de motoristas e futuros condutores. As ações educativas estiveram, somente em 2012, em mais de 100 colégios e universidades. Além disso, neste ano, a procura pelas palestras nos ambientes corporativos aumentou em 400% em relação a 2011, superando também a marca de cem ações realizadas. Entre as equipes que já receberam a OLS, estão funcionários de empresas do setor automotivo, redes de supermercado e varejo, até fabricantes de bebidas alcoólicas.

Das ruas para as telas de TV

Neste ano de 2012, a Operação Lei Seca foi destaque nas telas de TV. Em um capítulo de Avenida Brasil, novela do autor João Emanuel Carneiro, um dos personagens da trama, o Cadinho, interpretado pelo ator Alexandre Borges, foi abordado durante uma blitz da OLS e teve sua carteira apreendida por estar dirigindo após ingerir bebida alcoólica.

Foi a segunda vez que a dramaturgia brasileira deu espaço à campanha, que já em seu ano de lançamento, em 2009, havia participado de um capítulo da novela Caminho das Índias, da autora Glória Perez. Na cena, a atriz Christiane Torloni era abordada pela equipe e submetida ao teste do etilômetro.

Reconhecimento e Conscientização de Norte a Sul

Desde seu lançamento, a Operação Lei Seca vem sendo reconhecida como uma das campanhas de conscientização e fiscalização mais eficientes do país.

Delegações de 15 estados brasileiros já estiveram no Rio de Janeiro para conhecer o formato da OLS e suas experiências, tais como Pará, Acre, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outros.

Em 2010, a Operação Lei Seca recebeu o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Geral – Região Sudeste, com o case “Nunca dirija depois de beber”. O prêmio faz parte de um programa de segurança no trânsito da montadora, sediada na Suécia, país referência em trânsito seguro. Já em maio de 2011, a OLS foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, pelos bons serviços prestados à população. Os servidores que atuam na campanha receberam também moção da Câmara de Vereadores do Rio.