Noticias

No próximo dia 30/11, termina a vacinação contra febre aftosa

 Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, a secretaria de Agricultura e Pecuária alerta os pecuaristas fluminenses que termina no próximo dia 30 (sexta-feira), o prazo para a vacinação do rebanho bovídeo contra a Febre Aftosa. De acordo com a mudança na estratégia de imunização adotada pelo estado, nesta segunda etapa anual, que acontece em Novembro, deverão ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade.

Apesar de parcial, após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado, informa o superintende de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes. Neste documento deverão constar todos os bovídeos da propriedade – tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados.
– A estimativa é que sejam vacinados quase 860 mil animais, que se encontram nesta faixa etária, do total de 2,13 milhões de cabeças do rebanho estadual – acrescentou.

O Estado do Rio de Janeiro está há 15 anos sem o registro da doença em seu rebanho. A medida autorizada pelo Ministério da Agricultura atende à reivindicação dos pecuaristas fluminenses e foi possível graças aos índices de imunização do rebanho superiores a 90%, alcançados há várias campanhas e que mantém a segurança sanitária contra a doença no estado.
Vale lembrar que na primeira etapa da vacinação que acontecerá no mês de Maio, o produtor deverá imunizar novamente todos os animais, em qualquer idade.

Informações retiradas do site do Governo do Estado do Rio de Janeiro