Noticias

Quiosques da orla de Cabo Frio terão que ser retirados das areias da praia

Os quiosque da Praia do Forte, em Cabo Frio-RJ, que estão em uma área de proteção ambiental precisam ser retirados do local. Com os estabelecimentos instalados na areia, a movimentação natural das dunas fica prejudicada. A prefeitura da cidade foi notificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem o prazo de dois meses para começar a retirada dos quiosques.

No início do mês de outubro, a areia invadiu o local e cobriu até os banheiros químicos. Os funcionários tentaram retirar o excesso, mas não tiveram resultado. Na época, as rajadas de vento chegaram a quase 70 Km por hora no litoral da Região dos Lagos. Para conter a invasão, o Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (Secaf), usou uma pá carregadeira e depois molhou a areia. O objetivo era que ela não se espelhasse com tanta facilidade.
 Na Praia do Forte são 25 estabelecimentos. Pelo menos três deles devem ser demolidos em um prazo de 60 dias. É o que prevê um projeto feito pela prefeitura e aprovado pelo Iphan. O órgão impôs algumas condições para a aprovação da medida. Uma delas foi a retirada imediata dos toldos e estruturas que não fazem parte do projeto original dos quiosques.
Segundo o Iphan, o avanço dos quiosques se tornou descontrolado ao longo dos anos. E, as ampliações sem critério podem prejudicar a movimentação natural das dunas. Segundo os donos dos quiosques, até o dia 15 de outubro eles não haviam sido notificados sobre o projeto de padronização. O Iphan alerta que se nada for feito para regularizar a situação, a prefeitura pode ser punida.