
Hoje (19) é o segundo dia de greve dos bancários.Para o presidente do Sindicato dos bancarios do Rio de Janeiro Almir Aguiar o primeiro dia de greve dos bancários de 2012,que aconteceu na terça-feira(18),começou mais forte do que em 2011.Em 2011 a categoria parou 4.191unidades,e na greve de 2012 no primeiro dia de greve 5.132 agências não funcionaram em todo o país.No Município do Rio, de um total de 1.075 agências, cerca de 538 não abriram, mobilizando mais de 15.100 bancários, o que corresponde a um percentual de 50,04% da categoria na capital fluminense, além de quatro grandes prédios: Andaraí e Sedan (Banco do Brasil), o prédio da Avenida Almirante Barroso, no Centro e o Jurídico, na Cinelândia (Caixa). No prédio do Itaú, na Cancela, em São Cristóvão, os trabalhadores pararam parcialmente as atividades.
“Começamos a greve com o pé direito. Em 26 estados, o número de unidades fechadas já é superior ao da campanha salarial do ano passado, quando realizamos a maior greve dos últimos vinte anos. A tendência é a adesão aumentar a cada dia. Os bancários estão indignados com a postura dos bancos nas negociações”, disse o presidente do Sindicato Almir Aguiar.
“A avaliação da greve é muito positiva, tanto no Rio de Janeiro, como no resto do Brasil. Começamos a dar uma resposta à intransigência dos bancos”, disse a vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso.
O Procon de São Paulo (Procon-SP) alertou que o consumidor deve pagar faturas, contas, boletos bancários ou outros tipos de cobrança nos terminais de autoatendimento dos bancos, que continuam funcionando ou nas casas lotericas.
Outra orientação é que o consumidor entre em contato com as empresas para solicitar outras opções de pagamento. O pedido deve ser documentado, seja por e-mail ou número de protocolo de atendimento, para o caso de posterior reclamação. Caso o consumidor se sinta prejudicado pela greve dos bancários, pode fazer uma reclamação no Procon de seu estado.
Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%), piso salarial de R$ 2.416,38 (atualmente é R$ 1,4 mil), participação nos lucros e resultados e outros benefícios.