Noticias

Governo do Estado pretende plantar 34 milhões de árvores até 2015

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai plantar cerca de 34 milhões de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas cidades fluminenses, até dezembro de 2015. A meta supera o compromisso olímpico de plantar 24 milhões de árvores, para compensar a emissão de gases que provocam o efeito estufa durante os Jogos de 2016. Dados da Secretaria de Estado do Ambiente e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) mostram que 540 mil exemplares já foram plantados e 15,2 milhões estão em processo de plantio, desde outubro de 2009, quando o acordo foi firmado. Para incentivar esse programa, o Governo do Rio está investindo cerca de R$ 10 milhões. Parte desses recursos será usada na criação de 15 viveiros de mudas, que serão implantados em cidades do Noroeste Fluminense, devido ao fato de que sofrem mais com esvaziamento econômico. A previsão é de que sejam criados, no Estado, cerca de 5 mil empregos (verdes) diretos em setores que incluem a criação de mudas, seu plantio e manutenção. Só as empresas que fazem parte do Comperj têm obrigação de repor aproximadamente 6 milhões de árvores.

A maior parte do reflorestamento será feito por empresas privadas, como contrapartida ambiental à sua atuação. Um dos mecanismos de contrapartida são as Autorizações de Supressão de Vegetação (ASVs), concedidas pelo Estado quando a companhia desmata espécies nativas para se instalar num local, e que prevê o replantio de uma quantidade de vegetação superior à retirada. A Secretaria do Ambiente prevê que sejam plantadas 4,4 milhões de mudas, como resultado de ASVs.

Entre as árvores que serão plantadas, as seringueiras (5 milhões de mudas) estão entre as prioridades, como forma de estimular a economia gerada pela extração de látex. Mudas de árvores frutíferas também serão inseridas no solo do Estado. A partir de outubro, um contador de árvores localizado no Jardim Botânico será reativado. O equipamento mostrará a quantidade e a espécie de árvores plantadas e as que faltam, as empresas que têm obrigação de fazê-lo, entre outros aspectos.