Noticias

Campanha de atualização da caderneta infantil começa hoje (18/08) e vai até o dia 24/08

 

Nesta sábado (18/08) está sendo realizado o dia D de Mobilização, campanha para atualização da caderneta infantil das crianças menores de cinco anos. A campanha será realizada até 24 de agosto, todas as 14,1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade devem comparecer a um dos 34 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
Na abertura da campanha, o ministro Alexandre Padilha reforçou que a estratégia vai diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. “Hoje é um dia para proteger as nossas crianças de zero a cinco anos de idade. Nesta campanha vamos atualizar todas as vacinas disponíveis e indicadas para esta faixa etária que, por algum motivo, a criança não tenha recebido”, disse.
A campanha para a vacinação em dia é uma estratégia onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A partir desta campanha, passam a fazer parte do calendário básico a vacina pentavalente e a VIP.
Embora apenas as crianças que não estão com calendário em dia irão receber vacinas durante a campanha, é importante que os pais recebam a orientação dos profissionais de saúde para analisar o histórico vacinal. “É muito importante que o pai ou a mãe leve a criança ao posto de vacinação mais próximo porque o profissional de saúde irá ajudar na identificação de quais vacinas estão faltando na caderneta para garantir a proteção da criança”, argumentou Alexandre Padilha.
Para a operacionalização da campanha, o Ministério da Saúde repassou R$ 18,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos.
A partir de agora passam a fazer parte do Calendário Básico a vacina pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite. Outro novidade é que a oferta de suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos – moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.